Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

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Criando um novo projeto Android

Bem, vamos começar pelo básico. E pelo básico eu quero dizer basicão mesmo!

Agora que você já criou o AVD (se não criou, saiba como criar aqui), abra o Eclipse e siga os passos para criar seu primeiro projeto Android™.
  1. Clique em File > New > Project
  2. Quando a tela abaixo se abrir, escolha Android™ Project e clique em Next.
  3. Preencha os campos do projeto com os seguintes valores:

    ProjectName - HelloAndroid
    Application name - Hello, Android
    Package name - com.example.helloandroid (ou um namespace de sua preferência)
    Create activity - HelloAndroid

    Se você quiser pode digitar no campo Min SDK Version o valor que corresponderá à versão mínima onde o projeto poderá rodar. Esse valor tem de ser numérico e é dado pela tabela abaixo:

    Android™    1.0 - SDK   1 (ou API Level, como é chamado no Android™)
    Android™    1.1 - SDK   2
    Android™    1.5 - SDK   3
    Android™    1.6 - SDK   4
    Android™    2.0 - SDK   5
    Android™ 2.0.1 - SDK   6
    Android™    2.1 - SDK   7
    Android™    2.2 - SDK   8
    Android™    2.3 - SDK   9
    Android™ 2.3.3 - SDK 10

    Esses números de API Level sempre serão atualizados conforme as novas versões do Android™ sejam lançadas. Então, basta entrar no site do Android™ para verificar qual versão é a melhor para você, ok?

    Depois clique em Finish
  4. Pronto, seu projeto está pronto.
E ai, é só isso que eu preciso?

Calma, ainda não. Ele está pronto mais não finalizado. Para rodar a aplicação e ver o que ela fará, se é que fará alguma coisa, basta clicar no seguinte botão, como mostrado na imagem abaixo (no meu caso eu já tinha apertado o botão):
Se tudo correu bem, você deverá ver uma tela semelhante à de baixo:

Tudo deu certo. Se você procurar pelo arquivo HelloAndroid.java, ele deverá ter código parecido com o mostrado abaixo:


No próximo post vou explicar o que é cada uma dessas pastas à esquerda e que representam o projeto Android™ e a importância de cada uma.

Referência: Site do Android™

Criando um AVD - Android Virtual Device

Falta pouco para poder começar a programar para Android™.

Uma última etapa se faz necessária, que é a criação de um AVD.

Um AVD, ou Android™ Virtual Device, é uma emulação de características de smartphones usando aquela versão do Android™ escolhida (seja a 2.1, 2.2 ou qualquer outra). Com ele, são carregados a imagem do sistema e características deste num emulador, onde você poderá ver se corre tudo bem com o seu projeto.

Para criar um AVD, proceda da seguinte maneira:

  1. Abra o Eclipse.
  2. Vá até Window > Android SDK and AVD Manager
  3. Escolha a guia Virtual Devices à esquerda e depois clique no botão New, como na tela abaixo
  4. Ao clicar em New, a tela seguinte aparecerá
  5. Preencha os dados como são pedidos:
    1. Name: Digite um nome para seu AVD. Ele pode refletir o nome do seu smartphone Android™, caso o tenha. No meu caso, colocarei XperiaX10.
    2. Em target, escolha qual a versão do Android™ que será alvo do seu software. Eu escolhi aqui a versão 2.1 Update 1.
    3. Em size, escolha um tamanho para o SD Card do Android™. Esse valor corresponderá ao tamanho que a imagem ocupará em disco. Eu coloquei algo como 25Mb.
    4. Em resolution, escolha a resolução que melhor se encaixará ao seu projeto. Eu escolhi a resolução WVGA854, que é a resolução do meu Xperia X10. 
    5. Por fim, clique em Create AVD.
Veja que, com essa tela, você pode criar inúmeros outros AVDs nas mais diversas configurações. Assim você poderá testar seu projeto nas mais diversas versões do Android™. 

Agora, segundo os livros de Android™ que eu tenho lido, nada substitui o teste in loco, no aparelho. Ajustes finos só são possíveis nos aparelhos e mesmo o melhor emulador não conseguirá simular tudo o que se passa num smartphone, ok?

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

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Livros de Android

Mas, e se eu quiser algum livro para me guiar? Antes de mais nada, você poderá encontrar inúmeros materiais excelentes na internet e vários em português. Mas, se quiser mesmo aprender e ser vanguardista, inicialmente deve-se aprender inglês.

Isso porque a maioria dos bons livros estão escritos nessa lingua e também, e essa é a maior razão de ser necessário saber inglês, é que demora-se para traduzir algum material para a nossa lingua. E, quando é feita a tradução, já existe uma versão mais nova no mercado.

Então, vou indicar três excelentes livros que eu tenho que vão ajudar muito a qualquer um que queira programar para Android™. São eles:
UPDATE - Outros livros estão listados nesse post

Se vale o conselho, vale mais a pena comprar a versão digital, em PDF, que a versão em papel. É que assim você já baixa o eBook direto do site. No caso de comprar a versão em papel, ainda terá de esperar chegar e, bem, pode demorar.

Os links que coloquei são do site Amazon.com. Mas nada impede que você compre de outros excelentes sites .com.br, como os listados abaixo:

Configurando o Eclipse para rodar o Android

Uma vez que o ADT foi baixado como descrito no post anterior, o próximo passo é modificar suas preferências de ADT no Eclipse para apontar para o diretório SDK do Android™:

  1. Selecione Window > Preferences... para abrir o painel Preferentes.
  2. Selecione Android™ do painel da esquerda.
  3. Para achar a localização do SDK no painel principal, clique em Browse e localize o diretório do SDK. Lembre-se de apontar para a pasta android-sdk-windows que fica dentro da pasta do SDK.
  4. Clique em Apply e depois em OK
Por fim e não menos importante, habilite a perspectiva DDMS indo em Window > Open Perspective > Other. Ache DDMS e clique em OK. Afinal, segundo meu chapa Thiago Nunes @thiago_tns o DDMS "é extremamente útil pra visualizar log, arquivos do emulador, threads, etc" e, principalmente, para debugar.

Quando tiver terminado de habilitar o DDMS, aparecerá uma tela como a de baixo:

Para retornar à perspectiva Java, basta clicar em Java. Para voltar para DDMS, clique em DDMS. Simples, não?

*Parte do post traduzido do site do Android™.

Instalando o ADT para o Eclipse

A instalação do ADT é simples e rápida. Basta apenas fazer como indicado abaixo:
  1. Inicie o Eclipse, então selecione Help > Install New Software
  2. Clique em Add na parte superior direita da janela
  3. Na tela Add Repository, digite ADT Plugin como nome e digite a seguinte URL para baixar o ADT
    https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
    Após isso, clique em OK.
  4. Na janela de diálogo, selecione o checkbox perto de Developer Tools e clique em Next
  5. Na tela seguinte, você verá uma lista de ferramentas a serem baixadas. Pressione Next.
  6. Leia e aceite os termos de licença e então clique em Finish.
  7. Uma tela chamada Security Warning aparecerá. Ela perguntará se você deseja instalar o software que não está assinado digitalmente. Uma vez que o software vem da Google, pode aceitar clicando em OK.
  8. Quando a instalação completar, reinicie o Eclipse
*Traduzido do site do Android™

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

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Instalando o Eclipse

A instalação do Eclipse é muito tranquila mesmo. Basta descompactar o arquivo .zip do Eclipse que você baixou.

Ao abrir o Eclipse, a seguinte tela aparecerá:

Após isso, o Eclipse perguntará onde gravar o Workspace. O Workspace é o local onde os projetos serão gravados. Uma dica aqui é escolher a pasta do próprio Eclipse. Isso é bom pois faz com que os seus projetos possam ser levados com o Eclipse no caso de você compactar a pasta do Eclipse e quiser executá-lo em outro PC. Não se esqueça de criar uma pasta chamada Workspace dentro da pasta do Eclipse e usar essa pasta.


E, finalmente, o Eclipse se abrirá e a seguinte tela será mostrada. Basta clicar no sinal de X ao lado da inscrição na aba Welcome para que você tenha acesso a toda funcionalidade dele.

No próximo post, como fazer o download do SDK do Android™ e fazer a configuração deste no Eclipse.

Instalando o SDK do Android

A instalação do SDK pode demorar um pouco. Na imagem acima, na parte da esquerda, mostro a pasta de instalação do SDK antes de baixar os pacotes do Android e, na parte da direita, mostro a pasta depois da instalação.

Como vocês podem ver, são muitas as novas pastas criadas.

E, como fazer isso?

  1. Faça a instalação do SDK executando o arquivo installer_r09-windows.exe.
  2. Após a instalação, abra o software. No Windows Vista ou 7, recomenda-se que você o abra em modo administrador. Você deverá ver uma tela como a que é mostrada abaixo:

  3. Eu baixei todos os pacotes. Não deixei nada de fora. Assim eu posso criar pacotes android para qualquer versão. No entanto, caso não queiram, basta desmarcar as opções que não deseja baixar, clicando duas vezes sobre a opção "SDK Platform Android X.X, API X", onde o X é a versão que você não deseja instalar.
  4. Após baixar todas os SDKs, a tela deverá ficar dessa maneira:
  5. Após isso, todos os pacotes (caso você tenha escolhido assim) estarão presentes no PC.
Uma dica boa aqui é fazer uma cópia da pasta de instalação do Android que se encontra em Arquivos de Programa. Essa pasta contém todos os downloads. No caso de precisar reinstalar o Android, você não precisará baixar tudo novamente.

Por onde começar a programar para Android?

Agora que sabemos um pouco da história do Android™, como começamos a programar nele?

Então, vamos começar a preparar o PC para que você possa programar para o Android™. No próximo post mostrarei como instalar e configurar os diversos aplicativos que você baixará no PC. Neste post, só mostrarei de onde deverá baixar os aplicativos que precisará para tal tarefa.

De acordo com o site do Android™, você deve seguir as etapas abaixo:

  1. Baixar o Java JDK.
    Nessa etapa você vai ambientar o seu PC de maneira que possa programar para o Android™. E a primeira coisa a se ter no PC é o JDK do Java. Caso ainda não o tenha instalado no PC, entre no site do Java e baixe-o. Basta selecionar a opção Download JDK. Uma nova tela aparecerá onde será perguntado que versão de sistema operacional você usa no seu PC.

    Esse blog é voltado para o desenvolvimento usando o Windows. Portanto, na opção platform, escolha entre as versões Windows - que é a versão de 32 bits - e Windows x64 - que é a versão de 64 bits. Marque a opção "I agree to the Java SE Development Kit 6u23 License Agreement" e depois clique no botão Continue. Uma última tela aparecerá, onde você poderá clicar no link jdk-6u23-windows-i586.exe existente por lá, caso seu Windows seja de 32 bits. No caso de ser de 64 bits, outro link aparecerá, mas ele também levará para o instalador do Java JDK. Basta clicar para baixá-lo.

    Lembrando que a opção "I agree to the Java SE Development Kit 6u23 License Agreement" sempre reflete a opção que se está baixando. Quando o Java JDK for atualizado para, por exemplo, a versão 7 update 14, a opção estará escrita "I agree to the Java SE Development Kit 7u14 License Agreement". Então, não estranhe se o link não estiver exatamente como citei acima.

    Ao terminar de baixar, coloque o download do Java JDK em uma pasta separada.

    Mas eu não sei qual a versão do meu Windows, se é 32 bits ou 64 bits. Como posso saber?
    Existem várias maneiras de fazer isso, todas indo para as propriedades do computador. No entanto, já que não sei qual é a versão que está usando ai, abra o Windows Explorer e vá até a partição que está instalado o seu Windows. Verifique se existe a pasta Arquivo de Programas. Caso exista essa pasta e, além dela, a pasta Arquivo de Programas (x86), sua versão do Windows é de 64 bits. Senão, é de 32 bits. Ou então entre nesse link, que há uma matéria no site da Microsoft explicando como verificar.

  2. Baixar o Eclipse
    Após a instalação do Java, é necessário instalar o ambiente de desenvolvimento do Android™. A opção mais natural é o Eclipse, que conta com o plug-in ADT que facilita muito o desenvolvimento inicial, principalmente para iniciantes. Entre no site do Eclipse e procure pelo Eclipse Classic. Atualmente a versão mais recente deste software é a versão Eclipse Classic 3.6.1. Perceba que existe a opção de se baixar a versão Windows 32 bit e Windows 64 bit. Basta escolher a que melhor se encaixa nas configurações do seu PC. Clique no link correto e você será levado a outra tela. Nela, você será perguntado para escolher qual mirror deverá usar para baixar a aplicação.

    Normalmente aparecerá uma opção que é a mais próxima da sua localidade. Para mim aqui apareceu [Brazil] University of Sao Paulo (http). Basta clicar no link e esperar o download começar. Caso o download não se inicie, role a página e veja que existe a opção "Please choose a mirror close to you", que significa "Escolha um mirror mais próximo de você". Basta clicar em alguma delas e tentar efetuar novamente o download.

    Uma vez baixado o arquivo, guarde-o na mesma pasta onde guardou o Java JDK.
  3. Baixar o pacote inicial do SDK do Android™ (SDK Starter Package)
    Entre na página do Android™ SDK e clique no link installer_r09_windows.exe. Depois de baixá-lo, guarde o instalador na mesma pasta onde você baixou o Java JDK e o Eclipse.
Esses são os arquivos necessários para se instalar o Eclipse e começar a configurá-lo para rodar o Android™. No próximo post mostrarei como instalar cada um dos aplicativos e configurá-los corretamente.

UPDATE 01

Já está no ar a versão mais nova do SDK Starter Edition. A versão é a 10 e pode ser baixada aqui.

UPDATE 02

Para se configurar o caminho para as variáveis de sistema para o Java, siga os passos abaixo. Lembro que os passos são relativos ao Windows 7, mas o caminho é bastante parecido no Windows XP ou Windows Vista.

1) Clique com o botão direito sobre Computador e escolha Propriedades.


2) Quando a tela de Sistema aparecer, escolha "Configurações avançadas de sistema". A janela Propriedades do sistema se abrirá.


















3) Ao abrir a tela, clique no botão "Variáveis de Ambiente...". A tela de Variáveis de Ambiente se abrirá. Nela, procure pela variável Path.

4) Por fim, escolha Editar e insira o caminho completo do local onde foi instalado o Java na linha. Lembre-se de inserir um ; para separar quaisquer caminhos que já existam do novo caminho que vai inserir. O caminho do Java deve ser algo parecido com: C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24\bin. Perceba o ; antes do caminho separando-os dos outros caminhos que existem nessa variável.


O que é o Android?

Android™ é um sistema operacional que roda em diversos smartphones de diversas marcas no mundo inteiro. Sony Ericsson, Motorola, LG e muitas outras têm aparelhos rodando o sistema da Google. Mas, mais do que um sistema operacional, o Android™ é um ecossistema que possibilita a qualquer um que tenha conhecimentos básicos de programação a construção de aplicativos que vão rodar nesses dispositivos.

Existem quantas versões do Android™?

Assim como sistemas operacionais que rodam no seu computador, seja Linux, Mac ou Windows, cada um tem diversos sabores. O Linux tem o Ubuntu, RedHat, Mandrake, Slackware são algumas opções deste sistema operacional. O Mac OS X tem versões Tiger, Leopard, Snow Leopard e o Windows têm o Windows XP, Windows Vista e Windows 7, só para citar alguns exemplos.

No caso do Android™, temos as seguintes versões:

Android™ 1.1 - Essa versão foi usada apenas pelos que tinham o celular T-Mobile G1.
Android™ 1.5 - CupCake
  • Revisão 1 - Lançado em Abril de 2009
  • Revisão 2 - Lançado em Maio de 2009
  • Revisão 3 - Lançado em Julho de 2009
  • Revisão 4 - Lançado em Maio de 2010
Android™ 1.6 - Donut
  • Revisão 1 - Lançado em Setembro de 2009
  • Revisão 2 - Lançado em Dezembro de 2009
  • Revisão 3 - Lançado em Maio de 2010
Video oficial do lançamento da versão 1.6
Android™ 2.0 e 2.1 - Éclair
  • Revisão 1 - Lançado em Janeiro de 2010
  • Revisão 2 - Lançado em Maio de 2010
Video oficial do lançamento da versão 2.0
Android™ 2.2 - Froyo
  • Revisão 1 - Lançado em Maio de 2010
  • Revisão 2 - Lançado em Julho de 2010
Vídeo oficial do lançamento da versão 2.2


Android™ 2.3 - Gingerbread
  • Revisão 1 - Lançado em Dezembro de 2010
Video oficial de lançamento da versão 2.3


Android™ 2.4 - Ice Cream Sandwich
  • Ainda não lançado oficialmente (pelo menos até a data da publicação desse post)
Android™ 3.0 - Honeycomb (voltado para Tablets)
  • Ainda não lançado oficialmente (pelo menos até a data da publicação desse post)
Video do evento do Android™ 3.0 Honeycomb



Alguns argumentam que existiu uma versão 1.3, chamada Orange. No entanto, no site do Android™, apenas as versões que constam aqui são exibidas, ainda que a versão 2.4 e 3.0 não estejam por lá.

Qual a versão mais usada atualmente?

Também segundo o site do Android™ até a presente data, a versão mais usada é a 2.2 Froyo, com 57,6% e a 2.1 Éclair com 31,4%, totalizando 89% do mercado. E a tendência é que cada vez mais aparelhos passem a utilizar a versão 2.2 e seguir para outras versões mais atuais.

Mas, com tantas versões, qual escolher?

Essa parece ser uma pergunta complicada e, na verdade, não é. Na medida em que formos programando com o Android™, vocês perceberão que as versões são bastante parecidas. Percebam que pelas datas dos lançamentos das revisões, algumas versões foram sendo lançadas/atualizadas enquanto outras versões eram lançadas. Ou seja, diversas versões do Android™ são mantidas e lançadas simultâneamente.

Nesse sentido, vale dizer que um aplicativo criado para a versão 1.5 não teria porque não rodar na versão 2.1. Já um aplicativo criado na versão 2.1 não vai rodar na versão 1.5, dependendo das características deste, já que o sistema operacional de versão menor talvez não suporte algum dos recursos embutidos em versões posteriores.

Então, podemos dizer que o natural nesse momento seria criar apps para a versão 2.1 e com isso fazer com que ele fosse compatível com 89% dos aparelhos vendidos até agora.

O Android™ é um sistema popular?

Depende do referencial. Segundo o site Digital Trends, o smartphone mais vendido na atualidade é o iPhone, da Apple. No entanto, o Android™ é o sistema operacional mais popular. Atualmente, 300 mil telefones com Android™ são ativados no mundo todo por dia! E esse número só tende a crescer.

Segundo o site Fudzilla, atualmente os aparelhos com Android™ somam 32.9% do mercado de smartphones no mundo todo, seguido pela Nokia com 30.6% (e seu sistema operacional Symbian). Depois vem a Apple com 16% do mercado enquanto a RIM (Research in Motion, que fabrica o Blackberry) segue com 14.4%.

Então, como o iPhone é o smartphone mais vendido? A conta baseia-se no fato de que os aparelhos da Apple são produzidos apenas por uma empresa: a própria Apple. Já os smartphones que rodam Android™ vem em diversos formatos e marcas.

Com isso, há uma dispersão em termos de hardware. Então, em números absolutos, a Apple é imbatível. Mas, como os números mostram, o sistema operacional do futuro já existe e é o Android™.

Portanto, repetindo a resposta à pergunta: sim, o Android™ é um sistema operacional popular. Bem mais que o iOS da Apple, eu ouso dizer.

E esse é um mercado promissor?

Sim, com certeza! No site de Info há uma materia que mostra que esse tipo de profissional está sendo requisitado como nunca antes! Ainda mais agora que o Google mostrou o que será a nova versão do Android™ para tablets, o Honeycomb.

E ai? Quer embarcar nessa jornada e se tornar também um programador para o Android™? Então siga comigo nesse blog que, sempre que possível, colocarei alguma materia mostrando como fazer as aplicações no Android™.

Eu mesmo estou iniciando nesse caminho. Já sou programador há anos e agora vejo nesse nicho uma oportunidade de ouro para novos horizontes. E então, quer caminhar comigo?

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