Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

4 comentários

Tutorial Android para Smartphones - Parte 7

Nesse tutorial eu explico mais detalhes sobre o Android.


Lembrando que você pode assistir esse vídeo em HD no YouTube.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

1 comentários

Tutorial Android para Smartphones - Parte 6

Hello, World! e explicações sobre como o projeto Android é dividido.


Nesse tutorial eu falo um pouco mais sobre o Hello, World. Calma, vamos começar a programar de fato em breve! Sei que quem está acompanhando pode estar um pouco ansioso. Mas vamos com calma que vocês vão percebendo, aos poucos, que programar para Android é muito bacana!




Lembro a todos que o video pode ser visto em HD no YouTube.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

0 comentários

Tutorial Android para Smartphones - Parte 5

Parte 5 do Tutorial Android para Smartphones. Nesse tutorial, eu mostro o Eclipse e algumas configurações avançadas dele, além de criar o 1o projeto Android.

Nada muito difícil.


Lembrando que você pode assistir esse vídeo em HD direto no YouTube.

Update de SDK no ar

Pessoal, o Google lançou atualizações para o SDK. Para baixá-las, basta abrir o SDK do Android e deixar ele processar. Ele fará a verificação de quais atualizações são necessárias e fará o download (se você permitir) para que tudo seja atualizado.


Se você não deseja ficar desatualizado, baixe as atualizações.

PANIC: Could not open AVD config file

O leitor Jossa teve um problema que eu achei ser importante mostrar aqui como solucionar. Ou, pelo menos, tentar solucioná-lo.

O fato é que esse problema nunca aconteceu comigo. O que acontece é o seguinte. O nome do usuário dele no PC tem acento. Por conta disso, aparentemente o Android SDK não consegue reconhecer o caminho para o AVD já que existe acento na conta de usuário no Windows dele.

Com isso, o erro de "PANIC: Could not open AVD config file" aparece e ele não consegue abrir o AVD.

Então, como resolver esse problema?

Eu li diversas soluções mas a que me pareceu mais correta é a que mostro abaixo.

Lembro a vocês que, por não ter acontecido esse problema comigo, pode ser que não seja a solução final. Então, caso alguém além do leitor Jossa tenha esse problema e não seja resolvido com a solução abaixo, me avise, ok?

1) Clique no botão Iniciar do seu Windows e clique com o botão direito sobre Computador (ou Meu Computador, dependendo da versão que estiver usando do Windows).


2) Clique na opção Configurações Avançadas de Sistema. A janela de Propriedades do Sistema aparecerá.


3) Clique no botão Variáveis de Ambiente. Quando a janela abrir, clique no botão Novo da área de variáveis de sistema. Ao abrir a janela, digite ANDROID_SDK_HOME no nome da variável e digite o endereço onde deseja que seus AVDs fiquem em Valor da variável. No meu caso, coloquei D:\Android. Esse endereço não deverá conter espaços no nome para que funcione.


4) Clique em OK até fechar as janelas e abra o SDK do Android. Anteriormente a essa mudança, a minha janela de SDK do Android mostrava o caminho antigo, como mostro na imagem abaixo.


Após a alteração, o caminho passou a ser o que eu digitei em ANDROID_SDK_HOME.


Pronto! Os AVDs deverão abrir tranquilamente por ai.

E, só mais uma coisa, vocês que estão vindo nesse post viram que eu estou criando um Tutorial em Video para o Android? Dêem uma olhada na página de tutorial lá em cima. Lá coloquei todos os links para os posts.

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...