Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

10 comentários

Uma palavra sobre a minha ausência nesse blog

Pessoal,

Vocês, obviamente, devem ter percebido minha ausência nesse blog. Estou aqui para justificar a vocês todos que vêm todos os dias aqui para pesquisar sobre como desenvolver para Android e não acham coisas novas.

Eu sou desenvolvedor e trabalho numa empresa que presta serviço para a municipalidade em uma cidade aqui do Nordeste. Como tal, minha tarefa consiste em gerir e desenvolver sistemas baseados em web. Atualmente desenvolvemos em C# e VB.Net.

Quando eu criei esse blog o meu objetivo foi fazer com que eu me forçasse a estudar Android. Sabendo que tinha de escrever no blog me dava uma motivação para passar longas horas em frente ao PC estudando e escrevendo também por aqui. Meu objetivo não era (e ainda não é) o de ganhar dinheiro por aqui. Só para vocês terem idéia, nesses meses todos que estou por aqui não ganhei um centavo (e nem estou pedindo nada em troca).

O simples reconhecimento de vários leitores que foram ajudados sempre me foi suficiente. Vários deles são pessoas com quem eu converso, troco idéias, emails. Minha idéia sempre foi a de que, em compartilhando conhecimento, eu aprenderia mais e, quando fosse necessário, eu cobraria. Mas não pelo conteúdo do site e sim pelos apps que eu desenvolvesse. Esse sim sempre foi o meu objetivo principal: criar apps e ganhar algum valor por eles, tanto em Android quanto em iOS.

Só que sou pai de uma linda filha de 11 meses e que está perto de completar 1 ano. Por conta disso (e agora que além de engatinhar ela está começando a andar) meu tempo está cada vez menor. Ter de dar conta dessas coisas todas e cuidar dela é uma tarefa árdua e só quem é pai sabe exatamente do que falo (lembrei do meu amigo Marcelo Paranhos, hehehehe, que tem 7 filhos já! Ou serão 8 e já estou enganado?)

O caso é que para criar os videos eu normalmente faço assim:

  1. Eu estabeleço o assunto
  2. Crio o código e testo-o diversas vezes numa instância do Eclipse
  3. Deixo o notebook aberto com o código testado.
  4. E, no PC, começo com a tarefa de gravar o vídeo.

As vezes, tenho de gravar o video umas 3, 4 ou até 5 vezes para que fique do jeito que eu acho que instruirá melhor a quem vem no blog assistí-los.

Ou seja, não é tarefa pequena.

Entendam, não estou reclamando, de maneira alguma. Meu desabafo aqui é para pedir desculpas aos amigos e pessoas que vêm até esse blog e que não estão achando conteúdos novos com a frequência que vocês merecem.

Aliado a isso, há o final do ano e, como em todo município, há os relatórios, encerramentos de exercício e toda uma série de coisas que demandam um tempo maior no trabalho.

Por isso, peço um pouco de paciência se eu, a partir de agora, começar a postar bem menos do que gostaria. Deixarei esse período passar e, tendo maior tranquilidade, voltarei com tudo para cá.

Grande abraço a todos!

--
Leonardo Nakahara

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...