Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

0 comentários

DroidDraw - WYSIWUG Graphical User Creator

Alguns amigos meus que acompanham o blog vieram me fazer uma pergunta outro dia: como faço para desenhar um layout para Android como se eu estivesse no Adobe Dreamweaver, usando uma ferramenta WYSIWUG (What You See Is What You Get - O que você vê é o que você terá)?

Existe o editor de XML do Eclipse. Mas ele não é o mais simples possível de se usar. E esses amigos meus tiveram uma certa dificuldade em usá-lo.

Então, o que fazer? Pesquisando achei uma ferramenta que pode ser usada tanto na internet, direto no navegador (contanto que você habilite o uso do Java no navegador) ou pode ser baixado para Windows, Linux ou Mac.

A ferramenta se chama DroidDraw e pode ser visualizada em http://www.droiddraw.org/.

Vale a pena dar uma olhada. Ainda não vi a ferramenta completamente e nem usei-a para dizer se é boa ou não, mas acho que é uma excelente maneira de se criar designs sem usar o Eclipse.

Me digam depois o que acharam, beleza?

UPDATE 1

Baixei o aplicativo para Windows e, devo dizer, ele faz o que promete. É uma pena que nessa versão não haja suporte para tablets. Mesmo assim, vale a pena usá-lo.

Ah, outro ponto bacana é que ao carregá-lo ele pergunta se deseja pesquisar por atualizações. E, em achando (a versão que baixei era o release 19), ele aponta para o local onde se pode baixar a versão mais atual. Quando eu abri o aplicativo e pedi para ele ver se havia atualização, inclusive, ele apontou que já havia a release 20 no ar.

Como assim: @foo?

Com o lançamento do ADT12 (API 13, voltada para o Android 3.2) alguns problemas começaram a ocorrer quando tentamos abrir um emulador. Nem sempre acontece o erro. Aparentemente acomete mais pessoas que, como eu, vieram de outras versões do ADT e que foram atualizando o SDK.

Como eu sempre recomendei por aqui, manter os arquivos que você já baixou é a melhor maneira de se agir. Se não a melhor pelo menos a mais rápida, dado que baixar todo o SDK a cada interação do ADT é muito demorado. Afinal, são mais de 2.5Gb de informação!

Então, o que acontece é que para algumas pessoas o seguinte erro aparece quando se tenta abrir o emulador de smartphone ou tablet:

invalid command-line parameter: SDK\android-sdk\tools/emulator-arm.exe
Hint: use '@foo' to launch a virtual device named 'foo'.
please use -help for more information

A questão é: como corrigir esse erro para que você possa continuar a abrir o emulador do Android e poder visualizar suas aplicações na tela do PC? Eu pesquisei na internet e vi algumas formas bem peculiares. Mas a forma mais simples (e que nos polpará de problemas futuros) é a que mostro abaixo.

O que aconteceu é que na atualização do ADT11 para o ADT12, algum bug foi introduzido (ou corrigido, sei lá) que faz com que o emulador cheque o caminho do SDK e não aceite espaços em branco nele. Lembre-se que o caminho padrão de instalação para o SDK é em Arquivos de Programa (ou Program Files). Caso seja um sistema de 64 bits, ele instala ou em Arquivos de Programas (x86) ou em Program Files (x86).

Com isso, passam a existir caracteres em branco no caminho que, se antes ele não se importava que existissem, agora ele passa a se importar.

Solução

Eu fiz algo simples. Criei uma pasta chamada Android em uma partição (eu escolhi a partição C:) e movi a pasta android-sdk que estava em Arquivos de Programa para lá.

Depois, no Eclipse, eu mudei o caminho do SDK em Windows > Preferences > Android para o novo caminho e, voilá!, tudo está funcionando como antes.


Essa solução evita, inclusive, problemas futuros. Caso outras versões do SDK venham com esse problema, não haverá nada que impeça o emulador de ser rodado. 

O único senão é que quando houver atualização você deverá apontar o caminho do SDK para o novo caminho e não mais para o caminho padrão sugerido por ele.

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...