Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

terça-feira, 10 de maio de 2011

0 comentários

URGENTE - Plataforma Android 3.1 lançada!

Pessoa, foi lançado a plataforma 3.1 do Android! Com muitas novidades, ele traz uma série de novidades.

API Level: 12

Para desenvolvedores, a plataforma Android 3.1 está disponível como um componente que pode ser baixado para o SDK do Android. A plataforma incluí uma biblioteca Android e uma imagem de sistema assim como os skins de emulador e mais. A plataforma não incluirá nenhuma biblioteca externa.

Para baixar a versão mais nova, vá nesse link, baixe o executável e baixe os SDKs. Se você tiver uma versão anterior instalada, basta instalar para que ele faça o update na pasta do Android-SDK.

Overview da API

USB APIs

O Android 3.1 introduz uma nova e poderosa API para integrar periféricos conectados com aplicações rodando na plataforma. As APIs são baseadas na stack USB e serviços que estão disponíveis na plataforma, incluíndo suporte para USB e interação de dispositivos. Usando a API, desenvolvedores poderão criar aplicações capazes de descobrir, comunicar e gerenciar uma variedade de dispositivos conectados por USB.

MTP/PTP API (Media Transfer Protocol e Photo Transfer Protocol)

O Android 3.1 agora expõe uma nova API de MTP que permite as aplicações interagir diretamente com câmeras conectadas e outros dispositivos PTP. A nova API faz com que seja mais fácil para uma aplicação receber notificações quando dispositivos são anexados e removidos, gerenciar arquivos e storage nesses dispositivos, bem como transferir arquivos e metadados para eles e a partir deles. O API MTP implementa o PTP (Picture Transfer Protocolo), que é um subset da especificação do MTP (Media Transfer Protocol).

Suporte a novos dispositivos de entrada e eventos de movimento

O Android 3.1 extende o subsistema de entrada para suportar novos dispositivos de entrada e novos tipos de eventos de movimento em todas as Views ou Janelas. Desenvolvedores podem construir código usando essas novas capacidades para permitir ao usuário interagir com suas aplicações usando mouses, trackballs, joysticks (!!!), gamepads e outros dispositivos em adição a apenas o teclado e tela de toque.

RTP API (Real-time Transport Protocol)

O Android 3.1 expõe uma API para o stack RTP na qual aplicações podem usar para gerenciar data streaming on-demand ou interativo. Em particular, apps que provêem VOIP, push-to-talk, conferencia e audio streaming podem usar a API para iniciar sessões e transmitir ou receber streams de dados a partir da rede de dados disponível (Wi-Fi, 2G, 3G, 4G)

Widgets de apps agora podem ser redimensionados

Agora com o Android 3.1, desenvolvedores podem fazer redimensionamento dos widgets na homescreen - horizontalmente, verticalmente ou em ambas direções.

Todas essas mudanças e outras podem ser lidas, no original em inglês, no site do Android.

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...