Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O que é o Android?

Android™ é um sistema operacional que roda em diversos smartphones de diversas marcas no mundo inteiro. Sony Ericsson, Motorola, LG e muitas outras têm aparelhos rodando o sistema da Google. Mas, mais do que um sistema operacional, o Android™ é um ecossistema que possibilita a qualquer um que tenha conhecimentos básicos de programação a construção de aplicativos que vão rodar nesses dispositivos.

Existem quantas versões do Android™?

Assim como sistemas operacionais que rodam no seu computador, seja Linux, Mac ou Windows, cada um tem diversos sabores. O Linux tem o Ubuntu, RedHat, Mandrake, Slackware são algumas opções deste sistema operacional. O Mac OS X tem versões Tiger, Leopard, Snow Leopard e o Windows têm o Windows XP, Windows Vista e Windows 7, só para citar alguns exemplos.

No caso do Android™, temos as seguintes versões:

Android™ 1.1 - Essa versão foi usada apenas pelos que tinham o celular T-Mobile G1.
Android™ 1.5 - CupCake

  • Revisão 1 - Lançado em Abril de 2009
  • Revisão 2 - Lançado em Maio de 2009
  • Revisão 3 - Lançado em Julho de 2009
  • Revisão 4 - Lançado em Maio de 2010
Android™ 1.6 - Donut
  • Revisão 1 - Lançado em Setembro de 2009
  • Revisão 2 - Lançado em Dezembro de 2009
  • Revisão 3 - Lançado em Maio de 2010
Video oficial do lançamento da versão 1.6
Android™ 2.0 e 2.1 - Éclair
  • Revisão 1 - Lançado em Janeiro de 2010
  • Revisão 2 - Lançado em Maio de 2010
Video oficial do lançamento da versão 2.0
Android™ 2.2 - Froyo
  • Revisão 1 - Lançado em Maio de 2010
  • Revisão 2 - Lançado em Julho de 2010
Vídeo oficial do lançamento da versão 2.2


Android™ 2.3 - Gingerbread
  • Revisão 1 - Lançado em Dezembro de 2010
Video oficial de lançamento da versão 2.3


Android™ 2.4 - Ice Cream Sandwich
  • Ainda não lançado oficialmente (pelo menos até a data da publicação desse post)
Android™ 3.0 - Honeycomb (voltado para Tablets)
  • Ainda não lançado oficialmente (pelo menos até a data da publicação desse post)
Video do evento do Android™ 3.0 Honeycomb



Alguns argumentam que existiu uma versão 1.3, chamada Orange. No entanto, no site do Android™, apenas as versões que constam aqui são exibidas, ainda que a versão 2.4 e 3.0 não estejam por lá.

Qual a versão mais usada atualmente?

Também segundo o site do Android™ até a presente data, a versão mais usada é a 2.2 Froyo, com 57,6% e a 2.1 Éclair com 31,4%, totalizando 89% do mercado. E a tendência é que cada vez mais aparelhos passem a utilizar a versão 2.2 e seguir para outras versões mais atuais.

Mas, com tantas versões, qual escolher?

Essa parece ser uma pergunta complicada e, na verdade, não é. Na medida em que formos programando com o Android™, vocês perceberão que as versões são bastante parecidas. Percebam que pelas datas dos lançamentos das revisões, algumas versões foram sendo lançadas/atualizadas enquanto outras versões eram lançadas. Ou seja, diversas versões do Android™ são mantidas e lançadas simultâneamente.

Nesse sentido, vale dizer que um aplicativo criado para a versão 1.5 não teria porque não rodar na versão 2.1. Já um aplicativo criado na versão 2.1 não vai rodar na versão 1.5, dependendo das características deste, já que o sistema operacional de versão menor talvez não suporte algum dos recursos embutidos em versões posteriores.

Então, podemos dizer que o natural nesse momento seria criar apps para a versão 2.1 e com isso fazer com que ele fosse compatível com 89% dos aparelhos vendidos até agora.

O Android™ é um sistema popular?

Depende do referencial. Segundo o site Digital Trends, o smartphone mais vendido na atualidade é o iPhone, da Apple. No entanto, o Android™ é o sistema operacional mais popular. Atualmente, 300 mil telefones com Android™ são ativados no mundo todo por dia! E esse número só tende a crescer.

Segundo o site Fudzilla, atualmente os aparelhos com Android™ somam 32.9% do mercado de smartphones no mundo todo, seguido pela Nokia com 30.6% (e seu sistema operacional Symbian). Depois vem a Apple com 16% do mercado enquanto a RIM (Research in Motion, que fabrica o Blackberry) segue com 14.4%.

Então, como o iPhone é o smartphone mais vendido? A conta baseia-se no fato de que os aparelhos da Apple são produzidos apenas por uma empresa: a própria Apple. Já os smartphones que rodam Android™ vem em diversos formatos e marcas.

Com isso, há uma dispersão em termos de hardware. Então, em números absolutos, a Apple é imbatível. Mas, como os números mostram, o sistema operacional do futuro já existe e é o Android™.

Portanto, repetindo a resposta à pergunta: sim, o Android™ é um sistema operacional popular. Bem mais que o iOS da Apple, eu ouso dizer.

E esse é um mercado promissor?

Sim, com certeza! No site de Info há uma materia que mostra que esse tipo de profissional está sendo requisitado como nunca antes! Ainda mais agora que o Google mostrou o que será a nova versão do Android™ para tablets, o Honeycomb.

E ai? Quer embarcar nessa jornada e se tornar também um programador para o Android™? Então siga comigo nesse blog que, sempre que possível, colocarei alguma materia mostrando como fazer as aplicações no Android™.

Eu mesmo estou iniciando nesse caminho. Já sou programador há anos e agora vejo nesse nicho uma oportunidade de ouro para novos horizontes. E então, quer caminhar comigo?

4 comentários:

Unknown disse...

Vamos fazer acontecer!!

adam felipe disse...

vamos que vamos !... estou a começando a programar, tenho nocao em java !. esse blog é otimo...
belo trabalho cara !. continue que vc vai ajudar muitas pessoas que querem começar a desenvolver para android !; eu so um deles : )..
abraços ...

Leonardo Nakahara disse...

Valeu Adam! Essa é a idéia, ajudar o maior número de pessoas. Te parafraseando: vamos que vamos!

# Thiago Dias disse...

Parabéns , muito bom o Post !

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...