Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

sexta-feira, 11 de março de 2011

1 comentários

Interface de Usuários - App Inventor Beta

No Twitter o Carlos @fcarlosmonteiro veio me dizer sobre um aplicativo da Google que se chama App Inventor Beta. Basicamente, ele é um site onde você pode criar apps para Android. Veja, não são aplicativos complexos, mas simples. Mesmo assim, dá para brincar bastante por lá.

Para tal, acesse http://appinventor.googlelabs.com/about/

Nesse link, você encontrará algumas informações básicas sobre o que é o AppInventor.

Mas, e como eu uso o software? Simples, basta entrar em http://appinventor.googlelabs.com e se logar com uma conta do Google válida. Na 1a tela, ele pedirá que você concorde com os termos de uso do App Inventor. Para tal, basta clicar no botão que aparecerá.

Com isso, você voltará para a tela inicial do App Inventor. Clique no link My Projects que uma nova janela se abrirá. É nela que você vai criar seus apps.


Depois, você verá que existirão alguns botões de ações no canto esquerdo superior:


Ao clicar em New, uma janela se abrirá e você será perguntado pelo nome do App. Vou colocar o projeto de praxe: HelloWorld e depois clicar em OK


Dai é só começar a brincar. No canto esquerdo há a paleta de itens que poderão ser inseridos na tela. No centro, à esquerda, existe a simulação da tela do smartphone. No centro, à direita, serão mostrados hierarquicamente os itens que forem sendo inseridos na tela. E, por fim, no canto direito serão mostradas as propriedades dos componentes que estiver com o foco.


Você poderá brincar a beça. E, depois, poderá baixar o seu código. A partir da tela inicial dos seus projetos, selecione o projeto e clique no botão More Actions > Download Source.

Um arquivo ZIP com o código será baixado e você poderá abrí-lo para entender como ele foi criado.

Bacana, né? Nem tanto. Se você abrir o código fonte do HelloWorld.zip perceberá que a estrutura criada nela não é tão parecida com a que é criada no Eclipse.



Ou seja, apesar dele ser mais uma maneira de se criar código, não é tão completo quanto a integração do Eclipse com o Android, mas ajuda bastante para quem teve uma excelente idéia em um PC que não tem o Eclipse e quer colocar em prática a sua idéia.

A questão é: vale a pena criar apps nessa interface web? Que cada um de vocês tirem suas próprias conclusões.

Interface de Usuários - Manipulando eventos

No Android, existe mais de uma maneira de interceptar eventos de interação de usuário em sua aplicação. Quando consideramos eventos dentro de sua interface de usuário, a abordagem deve ser a de capturar os eventos do objeto de View específica na qual o usuário está interagindo. A classe View provê todo o necessário para fazê-lo.

Dentro das várias classes View que vão compor o seu layout, você vai notar diversos métodos públicos que contém eventos muito úteis para a interface. Esses métodos são chamados pelo framework Android quando a ação correspondente ocorre no objeto. Por exemplo, quando uma View (como um botão) é tocado, o método onTouchEvent() é chamado no objeto. Contudo, para que possa ser interceptado, você deve extender a classe e fazer o override do método. Mas, extender cada um dos objetos View seria impraticável. É por esse motivo que a classe View também contém uma coleção de interfaces aninhadas com callbacks que você pode definir de maneira muito mais fácil. Essas interfaces, chamadas event listeners, são seu ticket para capturar quaisquer interações de usuários dentro de sua interface.

Mesmo que usualmente você use os event listeners mais comuns para fazer a interação da aplicação com o usuário, chegará um momento em que você vai querer extender a classe View para criar um componente customizado. Talvez você queira extender uma classe Button para fazer algo mais bonito de se ver. Nesse caso, você será capaz de definir eventos padrão de comportamento para sua classe usando os event handlers.

Event Listeners

Um event listener é uma interface da classe View que contém um método simples de callback. Esse método pode ser chamado pela framework Android quando a View à quando o listener está registrado é chamado por uma interação de usuário com um item da interface.

Incluído nas interfaces de event listener estão os seguintes métodos callback:

onClick()
Vem de View.OnClickListener. É chamado quando o usuário toca o item (quando estiver em modo de toque) ou foca o item através de teclas de navegação ou trackball e pressiona o botão de enter correspondente ou pressiona o trackbak (que também serve como enter).

onLongClick()
Vem de View.OnLongClickListener. É chamado quando o usuário toca um item e o segura (quando estiver em modo de toque) ou foca o item através de teclas de navegação ou trackball e pressiona o botão de enter correspondente e o segura ou pressiona o trackbak por pelo menos um segundo.

onFocusChange()
Vem de View.OnFocusChangeListener. É chamado quando o usuário navega para dentro ou para fora de um item, usando as teclas de navegação ou trackball.

onKey()
Vem de View.OnKeyListener. É chamado quando o usuário foca em um item e pressiona ou solta uma tecla no dispositivo. Exemplo: quando se está escrevendo uma mensagem, você pode tocar no botão virtual (ou físico) da letra A e, ao soltá-lo, a letra A é mostrada na tela.

onTouch()
Vem de View.OnTouchListener. É chamado quando o usuário performa uma ação qualificada como um evento de toque, incluindo pressionar, soltar ou qualquer movimento de gesto na tela (dentro dos limites do item).

onCreateContextMenu()
Vem de View.OnCreateContextMenuListener. É chamado qunado um menu de contexto está sendo criado (como resultado de um long click).

Esses métodos habitam apenas suas respectivas interfaces. Para definir um ou mais desses métodos para interceptar seus eventos, implemente a interface aninhada em sua Atividade e a defina como uma classe anônima. Então, passe uma instância de sua implementação para o método respectivo View.set[]Listener (onde [] pode ser substituido por OnClick, OnKey, etc, gerando setOnClickListener, setOnKeyListener, etc).

O exemplo abaixo mostra como registrar um listener onClick para um botão.

// Cria uma implementação anônima de OnClickListener
private OnClickListener mCorkyListener = new OnClickListener() {
    public void onClick(View v) {
      // faz algo quando o botão é clicado
    }
};
protected void onCreate(Bundle savedValues) {
    ...
    // Cria o botão para o layout
    Button button = (Button)findViewById(R.id.corky);
    // Registra o listener onClick listener com a implementação acima
    button.setOnClickListener(mCorkyListener);
    ...
}
Você vai achar mais conveniente implementar um OnClickListener como parte de sua atividade. Dessa maneira você evitará uma classe extra apenas para carregar os listeners. Por exemplo:

public class ExampleActivity extends Activity implements OnClickListener {
    protected void onCreate(Bundle savedValues) {
        ...
        Button button = (Button)findViewById(R.id.corky);
        button.setOnClickListener(this);
    }
    // Implementa o callback OnClickListener
    public void onClick(View v) {
      // Faz algo quando o botão é clicado
    }
    ...
}
Note que o callback onClick() do exemplo acima não tem valor de retorno, mas alguns outros event listeners devem retornar um valor booleano, dependendo do evento chamado.

onLongClick() e onClick()
Retorna um booleano indicando se você consumiu o evento e se ele deve ser continuado. Ou seja, retorna true para indicar que o processo já foi interceptado e que deve ser terminado ou retorna false se não foi interceptado e o evento deve continuar.

onTouch()
Retorna um booleano indicando se seu listener já consumiu o evento. A coisa importante aqui é que o evento pode ter multiplas ações que seguem uma à outra. Então, se for retornado false quando um evento for recebido é indicado que você não consumiu o evento e que você não está interessado nos eventos subsequentes a partir desse evento.

Lembre-se que os eventos são sempre disponibilizados para a View em foco no momento. Eles são despachados começando do topo da hierarquia de View até chegar ao destino apropriado. Se sua View (ou um filho de uma View) perde o foco, então você poderá ver toda o histórico dos eventos usando o método dispatchKeyEvent(). Como uma alternativa a captura de eventos de tecla através de sua View, você também pode receber todos os eventos dentro de sua atividade usando onKeyDown() e onKeyUp().

Event Handlers

Se você estiver construindo um componente customizado para sua View, então você terá de definir os métodos de callback a serem usados como handlers padrão para o evento. Quando chegarmos no tópico de construção de componentes customizados, veremos como fazer essa configuração.

Modo de Toque

Quando um usuário está navegando pela interface com teclas direcionais ou trackball, é necessário dar foco aos itens que contém ações (como botões) para que o usuário possa saber com quais itens pode interagir e que oferecem ação. Se o seu dispositivo tem capacidade de toque, contudo, o usuário começa a interagir com a interface bastando tocá-la, não sendo mais necessário dar foco a esses itens. Esse modo de interação é chamado de touch mode.

Para um dispositivo de toque, uma vez que o usuário toque a tela o dispositivo entrará em modo de toque. A partir desse ponto em diante, apenas as Views para as quais o método isFocusableInTouchMode estiver como true é que poderão ser focados, como edição de texto em widgets. Outras Views que são tocáveis, como botões, não obterão foco quando tocadas; elas simplesmente vão disparar os listeners onClick quando pressionados.

A qualquer momento que o usuário toque as teclas direcionais ou ande pela tela com um trackball, o dispositivo vai sair do modo de toque e tentará encontrar uma View que possa gerenciar focos.

O modo de toque é mantido pelo sistema. Para verificar se ele está em modo toque, basta chamar isInTouchMode para checar.

Gerenciando Foco

A framework vai gerenciar rotinas de focos em resposta às entradas do usuário. Isso inclui mudar o foco quando as Views são removidas ou escondidas ou quando novas Views se tornarem disponíveis. Views indicam a sua capacidade de ter foco através do método isFocusable(). Para mudar essa característica na View, você pode chamar setFocusable(). Quando estiver em modo toque, você poderá pesquisar para saber se a View aceita foco com isFocusableInTouchMode(). Você pode mudar essa característica usando setFocusableInTouchMode().

Normalmente o Android entende qual é o próximo item a ter foco, verificando qual o item mais próximo. No entanto, em casos raros, é necessário que você insira a sequência a ser seguida. Nesse caso, você pode prover atributos no layout do arquivo usando tags como nextFocusDown, nextFocusLeft, nextFocusRight e nextFocusUp. Exemplo abaixo:

<LinearLayout
    android:orientation="vertical"
    ... >
  <Button android:id="@+id/top"
          android:nextFocusUp="@+id/bottom"
          ... />
  <Button android:id="@+id/bottom"
          android:nextFocusDown="@+id/top"
          ... />
</LinearLayout>
Com o código acima, veja que o foco vai do botão top para o botão bottom e vice-versa.

segunda-feira, 7 de março de 2011

0 comentários

Eclipse Marketplace e Color Themes

Quando eu passei a usar o Eclipse (e isso não tem muito tempo), eu estranhei a forma como o código era apresentado para mim em termos de colorização. Tendo vindo de outras ferramentas (como o Visual Studio 2010) em que eu instalei alguns plugins que melhoraram a colorização, fiquei me perguntando como fazer uma mudança nas cores do código no meu Eclipse para mimetizar a colorização que já estava acostumado.

Sei que parece besteira, mas com o tempo você se habitua a certos padrões de cores e, quando muda, você meio que fica perdido. Para mim, por exemplo, cor verde no código é sinal de comentário. Ok, estou parecendo mesmo velho, mas quem é que nunca passou por tal mudança e ficou meio perdido?

O padrão de cores do Eclipse é como o mostrado abaixo:


Então, fui pesquisar sobre como modificar essa visualização. A primeira coisa que fiz foi ir até as preferências do Eclipse (Window > Preferences). Lá, fui até Java > Editor > Syntax Coloring. 


A solução para meus problemas havia acabado. Nessa tela eu tenho acesso a todos os aspectos de colorização de sintaxe. Com isso, posso modificar a forma como meus códigos são mostrados para que sejam de meu agrado.

No entanto, abrindo a guia Java, vi a quantidade de itens que poderia configurar e percebi que seria uma tarefa tediosa. Então, resolvi pesquisar um pouco mais e descobri um plugin de colorização que só pode ser instalado no Eclipse através do Eclipse Marketplace, que é um local onde existe uma série de plugins para melhorar a vida de nós, desenvolvedores.

No entanto, como estamos usando o Eclipse Classic, a opção do Marketplace não está disponível por padrão. Então, vamos ver como instalar o Marketplace e também o plugin em questão.
  1. Abra o Eclipse e vá na opção Help > Install New Software.
  2. Quando a caixa abrir, escolha Helios como caminho de pesquisa e digite Marketplace no campo de pesquisa, como mostrado na imagem ao lado.
  3. Clique em Next e o instalador vai calcular as dependências e baixar o pacote da internet.
  4. Quando chegar a uma tela a janela pede para revisar a licença, marque a opção I accept the terms of the licence agreement e clique em Finish.
  5. Se tudo correr bem, o Eclipse pedirá para ser reinicializado.
Uma vez que o Eclipse tenha sido reiniciado, você vai perceber que já existe a opção de Marketplace em Help, como a imagem abaixo mostra.

Uma tela como a seguinte deverá aparecer.


Nessa tela, vamos fazer a pesquisa pelo Plugin Eclipse Color Theme, que no momento da criação desse post estava em sua versão 0.9.1. Ao achá-lo, como mostra a imagem abaixo, clique no botão Install que vem ao lado direito dele.


Uma tela com a confirmação dos itens a serem instalados aparecerá (caso você tenha selecionado mais de um item, serão mostrados nessa tela). Clique em Next. Na tela seguinte, será mostrado a licença do plugin. Caso concorde com ele, clique na opção I accept the terms of the licence agreement e depois em Finish.

Por fim, será mostrada uma janela que diz que o conteúdo que está tentando baixar e instalar contém conteúdo não assinado digitalmente e que não é possível estabelecer a validade ou autenticidade do software. Aceite, mesmo assim, para que a instalação possa prosseguir clicando em Ok.

O Eclipse, mais uma vez, pedirá para ser reinicializado. Proceda com a reinicialização.

Ao reabrir o software, vá em Window > Preferences e escolha a opção General > Appearance > Color Theme. Uma tela como a de baixo se abrirá:


Veja que o plugin já vem com uma série de temas que você poderá escolher e aplicar, bastando para isso clicar no nome do tema e depois no botão Apply. No entanto, pode acontecer de você não gostar de nenhum dos temas apresentados. Para isso, você tem uma série de temas de colorização, disponíveis em http://www.eclipsecolorthemes.org/.

Nesse site você poderá escolher um tema que melhor se encaixe em suas preferências e poderá baixá-lo. Para usá-lo, basta clicar no botão Import a theme e apontar para o arquivo que você baixou e depois clicar no botão Apply para aplicá-lo ao seu Eclipse.

Muito fácil, não?

Veja só como ficou o código após a aplicação do tema Mr:


Não é uma mudança enorme mas entendo que ficou bem mais legível. 

Interface de Usuários - Criando Diálogos Parte 2

Adicionando botões

Para criar um AlertDialog com botões lado a lado como o mostrado na imagem ao lado, use o método set...Button():
AlertDialog.Builder builder = new AlertDialog.Builder(this);
builder.setMessage("Are you sure you want to exit?")
       .setCancelable(false)
       .setPositiveButton("Yes", new DialogInterface.OnClickListener() {
           public void onClick(DialogInterface dialog, int id) {
                MyActivity.this.finish();
           }
       })
       .setNegativeButton("No", new DialogInterface.OnClickListener() {
           public void onClick(DialogInterface dialog, int id) {
                dialog.cancel();
           }
       });
AlertDialog alert = builder.create();
Primeiro, adicione uma mensagem para o diálogo com setMessage(CharSequence). Então continue o encadeamento de métodos e configure o diálogo para ser not cancelable (não cancelável, para que o usuário não possa fechar o diálogo pressionando o botão de voltar) com o método setCancelable(boolean). Para cada botão, use um dos métodos dentro de set...Button(), como setPositiveButton(), que aceita o nome para o botão e um DialogInterface.OnClickListener que define a ação a ser tomada quando o usuário seleciona o botão.

Nota: Você só pode adicionar um botão de cada tipo de um AlertDialog. Ou seja, não é possível ter mais que um botão do tipo positivo. Isso limita o número de botões possíveis a três: positivo, neutro ou negativo. Esses nomes são tecnicamente irrelevantes para a função dos botões, mas você deve manter um controle do que cada um deles faz.

Adicionando uma lista

Para criar um AlertDialog() com uma lista de itens selecionáveis como o mostrado na imagem seguinte, use o método setItems():

final CharSequence[] items = {"Red", "Green", "Blue"};
AlertDialog.Builder builder = new AlertDialog.Builder(this);builder.setTitle("Pick a color");builder.setItems(items, new DialogInterface.OnClickListener() {    public void onClick(DialogInterface dialog, int item) {        Toast.makeText(getApplicationContext(), items[item], Toast.LENGTH_SHORT).show();    }});AlertDialog alert = builder.create();
Primeiro, adicione um título ao diálogo com setTitle(CharSequence). Então, adicione os itens selecionáveis com setItems(), que aceita um array de itens a serem mostrados e um DialogInterface.OnClickListener que define a nação a ser tomada quando o usuário seleciona um item.

Adicionando checkboxes e radio buttons

Para criar uma lista de itens de multipla escolha (checkboxes) ou itens de escolha única (radio buttons) dentro de um diálogo, use o método setMultiChoiceItems() e setSingleChoiceItems(), respectivamente. Se você criar uma dessas listas selecionáveis no método callback onCreateDialog() , o Android gerencia o estado para você. Enquanto a atividade estiver ativa, o diálogo se lembrará das opções que foram selecionadas anteriormente, mas quando o usuário sair da atividade, a seleção será perdida.

Nota: Para salvar uma seleção quando um usuário sair da atividade ou pausá-la, você deve salvar e restaurar as configurações através do ciclo de vida da atividade. Para permanentemente salvar a seleção, mesmo que o processo da atividade corrente tenha sido encerrado por completo, você precisará fazê-lo em algum tipo de banco de dados, usando técnicas de Data Storage.

Para criar um AlertDialog com uma lista de itens de escolha única, use o código abaixo para isso:

final CharSequence[] items = {"Red", "Green", "Blue"};
AlertDialog.Builder builder = new AlertDialog.Builder(this);
builder.setTitle("Pick a color");
builder.setSingleChoiceItems(items, -1, new DialogInterface.OnClickListener() {
    public void onClick(DialogInterface dialog, int item) {
        Toast.makeText(getApplicationContext(), items[item], Toast.LENGTH_SHORT).show();
    }
});
AlertDialog alert = builder.create();
Criando um ProgressDialog

Um ProgressDialog é uma extensão de AlertDialog que pode mostrar uma animação de progresso na forma de um círculo giratório, quando uma tarefa tem o progresso onde não se pode definir o término dele, ou uma barra de progresso, para uma tarefa com progresso definido. O diálogo pode também prover botões, como um botão de cancelar download, pode exemplo.

Abrir um diálogo de progresso é tão simples quanto chamar ProgressDialog.show(). Por exemplo, o diálogo de progresso mostrado na imagem ao lado pode ser facilmente alcançada sem ter de se gerenciar o diálogo através de onCreateDialog(int), como mostrado abaixo:

ProgressDialog dialog = ProgressDialog.show(MyActivity.this, "",
                        "Loading. Please wait...", true);

O primeiro parâmetro é o contexto da aplicação, o segundo é o título para o diálogo (que foi deixado em branco), o terceiro a mensagem em si e o último parâmetro é se o progresso é inteterminado ou não.

O valor padrão para o diálogo de progresso é o da imagem acima, com o círculo giratório. Se você quer criar uma barra de progresso que mostre o progresso à medida que vai sendo realizada a tarefa, mais código é necessário, como mostrado na próxima seção.

Mostrando um progress bar.

Para mostrar uma progressão com uma barra de progressão animada:


  1. Inicialize o ProgressDialog com um construtor de classe, ProgressDialog(Context).
  2. Configure o estilo da progressão como "STYLE_HORIZONTAL" com setProgressStyle(int) e configure outros aspectos, como a mensagem.
  3. Quando estiver pronto para mostrar o diálogo, chame show() e retorne o ProgressDialog para o onCreateDialog(int).
  4. Você pode incrementar o progresso a ser mostrado na barra chamando ou setProgress(int) com o valor do percentual completado até então ou incrementeProgressBy(int) com um valor para o total de percentual a ser avançado na barra.
Um exemplo seria:
ProgressDialog progressDialog;
progressDialog = new ProgressDialog(mContext);
progressDialog.setProgressStyle(ProgressDialog.STYLE_HORIZONTAL);
progressDialog.setMessage("Loading...");
progressDialog.setCancelable(false);
Criando um diálogo customizado

Se você quer um diálogo com design customizado, você pode criar seu próprio layout para a janela de diálogo com layout e elementos widget internos a este. Após você ter definido o layout, passe o objeto View root ou o ID do recurso de layout para setContentView(View).

Por exemplo, para se criar o diálogo ao lado:

1) Crie um layout XML e salve-o como custom_dialog.xml
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
              android:id="@+id/layout_root"
              android:orientation="horizontal"
              android:layout_width="fill_parent"
              android:layout_height="fill_parent"
              android:padding="10dp"
              >
    <ImageView android:id="@+id/image"
               android:layout_width="wrap_content"
               android:layout_height="fill_parent"
               android:layout_marginRight="10dp"
               />
    <TextView android:id="@+id/text"
              android:layout_width="wrap_content"
              android:layout_height="fill_parent"
              android:textColor="#FFF"
              />
</LinearLayout>


2) Configure o layout acima como a view de conteúdo para o diálogo e defina o conteúdo para o ImageView e o elemento TextView.

Context mContext = getApplicationContext();
Dialog dialog = new Dialog(mContext);
 
dialog.setContentView(R.layout.custom_dialog);
dialog.setTitle("Custom Dialog");
 
TextView text = (TextView) dialog.findViewById(R.id.text);
text.setText("Hello, this is a custom dialog!");
ImageView image = (ImageView) dialog.findViewById(R.id.image);
image.setImageResource(R.drawable.android);
3) É isso.






Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...