Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

0 comentários

Android r14 e r15

Não, não passou batido não. O que aconteceu é que eu estava com tantas coisas a fazer que não me dei conta que não coloquei por aqui. Então, depois do lançamento do Ice Cream Sandwich, as versões release 14 e release 15 foram lançados.

Para quem não baixou a versão 14, pode baixar a 15 sem problemas.

Você encontra o ADT nesse endereço.

Algumas mudanças são notadas logo de cara. Anteriormente, a tela do SDK do Android era assim:


Depois da instalação, a cara do SDK fica assim:


O bacana é que agora você pode escolher o que será mostrado. Você pode optar por mostrar apenas os updates, os componentes que estão instalados e aqueles que já são obsoletos. 

Assim fica mais fácil definir o que baixar.

Com as atualizações do SDK, não se esqueça de ir até o Eclipse e atualizar também o ADT. Para tal, vá em Help > Install New Software.

Quando a janela aparecer, escolha a opção que tem o caminho para o ADT. Assim que forem carregados as atualizações do ADT, escolha todas as opções. Elas serão as mostradas abaixo (no meu caso, peguei um print da tela depois de carregadas as atualizações do ADT).









quinta-feira, 27 de outubro de 2011

4 comentários

Sobre o Tutorial de Android para Smartphones

Quando iniciei o tutorial de Android para Smartphones, achei que não teria tantas pessoas gostando dos vídeos. A razão disso é que o equipamento que gravei os videos não é de primeira, por assim dizer. O áudio, inclusive, dos primeiros 11 vídeos está um pouco sofrível (ainda que dê para se ouvir, está baixo).

Só consegui (eu espero) resolver esse problema a partir da 12a parte. Em partes eu agradeço a dica de um leitor que me atentou para o fato do áudio estar baixo. Eu mesmo não havia percebido.

No momento estou em composição das aulas (tenho de fazer roteiros, fazer os códigos, testá-los) para só então gravá-los. Eu já gravei uma versão da parte 16 mas não ficou bom. O grande problema é que como o YouTube só aceita 15 minutos de vídeo (o que pode ser muito para quem assiste), ele é pouco para os conteúdos de determinados assuntos.

Nesse video, eu comecei a falar sobre o OnTouchListener. Afinal, isso será crucial para quem deseja começar a programar jogos (ainda que não seja, exatamente, o objetivo do Tutorial). Eventualmente, ao longo do tutorial, vou colocando algumas dicas.

Espero realmente que estejam gostando. Eu gosto de, particularmente, qualquer comentário sobre os videos (mesmo que seja para detonar). Eles me ajudam a manter uma qualidade que, eu tenho certeza, todos vocês apreciam e eu também.

Ontem o YouTube me convidou para monetizar os videos. Isso quer dizer, na prática, que poderei ganhar uns trocados com os videos. Mas não é esse o ponto principal. Aparentemente quando há monetização de vídeos, o YouTube permite que videos mais longos sejam colocados no ar.

Pergunta

Então, minha pergunta é: vocês preferem vídeos mais longos ou vídeos pequenos, de até 15 minutos? Obviamente não vou fazer um video de 60 minutos, por exemplo. Nem vou me estender muito mais do que os 15 minutos aos quais já tenho direito.

O caso é que, se vocês não tiverem problemas com videos maiores que 15 minutos, caso seja necessário, eu me sentirei na liberdade de me alongar apenas um pouco mais para terminar de explicar algo que julgo ser necessário naquele video especifico, entendem?

Me digam ai o que acham e continuem acessando esse blog e o canal de vídeos do Tutorial no YouTube.

Ah, para quem está acompanhando os videos, o link para os códigos feitos até o momento está aqui.

Até mais!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

0 comentários

Tutorial Android para Smartphones - Parte 15

ListActivity e OnListItemClick.

Nesse video mostro como fazer com que a seleção do item na lista de atividades chame a classe correta.




Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...