Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

0 comentários

Hands on - Samsung Galaxy Tab 10.1

É isso pessoal, meu Galaxy Tab 10.1 chegou. E agora, um review dele comparando-o com o iPad 1.

No geral, eu achei o Galaxy Tab 10.1 impressionante. Havia lido alguns comentários de Apple Fanboys detonando o 10.1. Isso baseado apenas no fato de que eles baixaram o SDK do Android, abriram o emulador do Honeycomb e acharam lento. Não vou nem comentar sobre isso pois seria perda de tempo. E, em tempo, eu sou fã também dos produtos da Apple. Como comentei aqui em um post anterior, eu tenho um iPad e gosto demais dele.

Mas devo dizer que me sinto mais confortável no 10.1. E, a razão disso é que existe o botão de BACK, que eu acho indispensável.

Obviamente, o iPad tem uma premissa mais simples e que, vamos ser sinceros, é perfeita para a maioria dos usuários que não tem um conhecimento técnico grande: você abre o app e, para voltar para a home screen (ou springboard, como a Apple chama), basta apertar o único botão físico. É simples assim.

O 10.1, apesar de não ter botões físicos na parte frontal dele, tem um botão cuja função é a mesma. Mas, há ainda o botão de voltar e o botão que mostra quais os apps que estão abertos ao mesmo tempo, para que se possa alternar entre eles.

Quando o 10.1 chegou, ele ainda tinha a interface padrão do Honeycomb.


Mas, tão logo me conectei a ele pela 1a vez e fui na opção de updates, havia um update de firmware para ele. Com isso, ganhei a interface TouchWiz, da Samsung. Devo dizer que, de início, eu fiquei meio chateado. Não sabendo qual era o update, se soubesse em principio talvez não tivesse feito a atualização. No entanto, usando o TouchWiz, percebi que ganhei recursos a mais que, hoje, me fariam falta.


Percebam que agora os ícones mudaram e a cor também. Se antes era um preto bem escuro, agora a cor da barra passou a ser mais cinza. No canto inferior esquerdo existem os ícones que representam os botões BACK, HOME e o que vou chamar de APPS, que mostram os apps que estão rodando no sistema. Ao lado desse APPS deveria aparecer um botão extra que a Samsung inseriu, que permite tirar printscreens da tela. Ele não aparece em nenhum dos printscreens que fiz.

O toque da tela é MUITO bom! Eu achava que não seria tão bom quanto o do iPad mas, olha, estou impressionado. É realmente muito bom. E o fato da tela ser, na minha opinião, de melhor qualidade que a do iPad faz dele um tablet muito mais desejável que o da Apple. Digo isso pois o contraste dele é muito melhor.

A área de Apps é muito bacana. Apesar de existir apenas 5 home screens (enquanto que no iPad acho que esse limite é de 8 ou mais), não há a necessidade de se ter um número maior que esse. Os apps podem todos ser encontrados tocando-se no canto superior direito (Apps). 

Andar entre uma área e outra dos apps é rápido.

Aqui mostro a mudança de áreas dentro de apps

Segunda área de apps

A tocar no canto superior direito a partir da tela inicial (no ícone +), abre-se a tela de recursos que podem ser inseridos nas home screens. 


Para mim a grande vantagem do Galaxy Tab 10.1 (e qualquer outro que tenha o Honeycomb ou Android) é que, para quem é Google Centric, a integração com os serviços do Google são excelentes! Eu cadastrei o meu email, da minha esposa e outras contas para onde envio as fotos da minha filha e tudo se integra perfeitamente.

Quando emails chegam, atualizações são feitas no Google+ e outros serviços do Google, o tablet me avisa. É claro que esse serviço também está disponível no iPad (com serviços push). Mas no honeycomb os avisos são mais elegantes, diferentes do pop-up que aparece no iPad.

A integração com o Gmail é excelente. Uma vez cadastrada a sua conta, dá para se inserir widgets nas áreas para acesso rápido a eles.

Os efeitos também do leitor de ebooks do Honeycomb são fantásticos. Pena que esse efeito só exista no app da Google e que os livros que podem ser lidos lá sejam apenas os que você comprou no http://books.google.com/

A tela de configuração do tablet também é muito boa, lembrando demais a tela de configuração de um smartphone com Android.

No resumo, eu digo que não quero mais iPad em minha vida. Foi um bom tempo que passei com ele mas o Galaxy Tab 10.1 é o meu tablet preferido agora. 

No entanto, tem duas notícias que gostaria de compartilhar com vocês, uma boa e uma ruim. A ruim é que são poucas as opções de apps para o Honeycomb ainda, que aproveite de fato a tela grande do tablet. A boa é que são poucas as opções de apps para o Honeycomb ainda, que aproveite de fato a tela grande do tablet. Hehehehe. 

Ou seja, tá para nós! Com tão poucos apps, que tal fazer o seu killer app e ganhar rios de dinheiro com isso?

E por fim e não menos importante, a linda menina da foto é a minha filha de, agora, 8 meses com minha esposa. É ou não é um grande motivo pelo qual eu estava tão ausente aqui do blog? Heheheh

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

0 comentários

Migração à frente?

Um amigo meu, José Maria, colocou um link no Google+ de uma matéria que, até então, não havia visto. Será o início de uma migração do Android para outros sistemas operacionais de smartphones?

Deêm uma lida aqui.

Começo a ficar preocupado. Com fabricantes pensando seriamente em migrar do Android para o Windows Phone 7, o que será desse ecossistema fantástico que é o Android? Será que a Google não vai entrar, de vez, na briga?

Eu sempre lembro do meu pai que dizia: eu dou um boi para não entrar numa briga, mas dou uma boiada para não sair dela perdendo.

Eu acho que está na hora (aliás, passou da hora mas ainda dá tempo) da Google entrar na briga e pagar uma boiada inteira para defender o Android.

Ah, e meu Galaxy Tab 10.1 chegou. Vou fazer um review dele e compará-lo ao iPad e começar a escrever códigos para ele.

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...