Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

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Interface de Usuário - Usando o Eclipse para criar as interfaces

Alguém pode dizer que não gosta de criar interfaces usando XML diretamente. Declarar as estruturas pode, realmente, ser algo bastante tedioso e, por que não dizer, complexo. Se você esquecer uma estrutura, o XML pode ficar corrompido e, dependendo do quão experiente você é usando essa tecnologia, será complicado achar onde está o erro. Então, como usar o Eclipse para editar o XML? Basta procurar...

Interface de Usuário - Declarando o Layout

Antes de começar, havia prometido que iria falar de storyBoard. E ainda vou. O caso é que estou no notebook e não tenho um software aqui para desenhar o storyboard, como o Corel. Na verdade, eu desenho o storyboard numa folha de papel mesmo, mas para efeito do blog, quero desenhá-lo em alguma ferramenta. Ou, dependendo, faço no papel e scanneio, não sei ainda. De qualquer forma, volto a esse assunto...

Interface de usuário - Parte 2

No post passado falei um pouco sobre as interfaces e agora dou continuidade a esse assunto tão importante. Falei das Views e ViewGroup, da hierarquia das Views, dos Layouts e Widgets. Obviamente vou voltar a cada um deles com maior detalhe. Vou apenas terminar a introdução nesse post e retornar a cada um deles. Eventos de Interface Uma vez que você coloca os widgets dentro dos layouts nas interfaces que vai montar, provavelmente vai querer saber sobre a interação do usuário com eles, para que assim possa chamar ações. Para ser informado dos eventos de interface, você precisa fazer uma de duas coisas: Definir um event listener e registrá-lo com a View. Mais frequentemente do que podemos pensar, essa é a maneira como você vai interceptar os eventos. A classe View contém uma coleção de interfaces...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

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O que muda no ADT com o SDK 3.0 Honeycomb?

Bem, agora já temos como testar os projetos no Honeycomb, como se estivessemos no Xoom ou outro tablet que virá equipado com essa versão do Android, a 3.0. Se você for em Window > Android SDK and AVD Manager, poderá criar um novo AVD. Como no post sobre como configurar um AVD, Android Virtual Device, agora temos como configurá-lo para abrir na versão 3.0. Como fazê-lo? É fácil: Aberto o Android...

Usando o Eclipse pós atualização SDK 3.0 Honeycomb

Após a instalação dos arquivos do SDK 3.0 Honeycomb a partir do SDK Manager, é necessário fazer a atualização do ADT Plugin dentro do Eclipse. Para fazer a atualização você já deverá ter o ADT instalado no Eclipse. Se não instalou o ADT, vá nesse link para fazê-lo. Para atualizar a partir do ADT 0.9.9, siga as instruções abaixo: Abra o Eclipse. Uma tela como a seguinte deverá aparecer Vá até Help...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

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URGENTE: SDK 3.0 para Honeycomb finalizado e disponível

Acabei de ver no meu timeline no Twitter (@celeiroandroid) que o SDK 3.0 para Honeycomb está finalizado e disponível para download. Na mesma hora entrei no SDK Manager (Iniciar > Android SDK Tools > SDK Manager). Se estiver no Windows Vista ou Windows 7, abra o SDK Manager como Administrador, clicando com o botão direito e escolhendo essa opção. Ao abrir, ele faz uma pesquisa na internet pelos...

Uma palavra sobre a ordem dos conteúdos sobre o Android

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas. Esse post não era para falar sobre esse assunto. Era para dar continuidade ao post anterior, que fala sobre interfaces. No entanto, achei relevante e resolvi fazer uma espécie de parada rápida e discutir um assunto que veio ao meu encontro hoje. O caso é que estava conversando com um amigo meu que também está interessado em programação para Android e que está acompanhando esse blog. Ele me fez uma pergunta que não havia me ocorrido antes. Apesar deu gostar de colocar as coisas de maneira bastante didática, ele me perguntou como seria a ordem dos conteúdos sobre o Android. Basicamente o que ele quis dizer foi como será o conteúdo programático, por assim dizer? Eu realmente não havia pensado nisso, já que minha intenção era somente a de ir...

Interface de usuário

Em uma aplicação Android, a interface do usuário é criada usando objetos View e ViewGroup. Existem muitos tipos de views e ViewsGroups, cada um deles descendente da classe View. Todas os controles de interface são descendentes de View, inclusive as classes de Layout. Só que as classes de Layout são extensões das ViewGroups. Para quem já programa e quer entender o que são views, fique com o seguinte...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

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Ciclo de vida de uma aplicação Android

Visão geral de classe Uma activity é uma tarefa, muito focada, do que um usuário pode fazer. Quase todas as atividades interagem com o usuário, então uma classe de atividade toma conta da criação de uma janela para você onde você poderá colocar todos os componentes de UI (User Interface) com o setContentView(view). Enquanto atividades são normalmente apresentadas para o usuário como telas...

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