Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

0 comentários

Android Hierarchy Viewer

Estava lendo o livro que comprei, Apress Pro Android 3, e li algo que não sabia mas que é uma boa dica para quem está usando o SDK do Android no Eclipse. Existe uma ferramenta chamada Android Hierarchy Viewer que vem com o ADT para o Eclipse.

Quando você instala o SDK do zero, ele é instalado por padrão. No entanto, quando você faz atualização do ADT (e eu venho fazendo desde sempre, dado que não tenho tempo para ficar baixando quase 3Gb de informação se fosse desinstalar e reinstalar todas as vezes), ele não é instalado.

Segundo a página do Android que fala dessa ferramenta, o Hierarchy Viewer permite que você faça debugs e optimize a sua interface. Ele provê uma representação visual da hierarquia do seu layout (o Layout View) e um inspetor lupa para o display (o Pixel Perfect View).

Pelo que eu entendi (já que ainda não o usei) ele permitem, principalmente, que você faça ajustes finos na interface. Essa ferramenta foi adicionada nas ferramentas de desenvolvedor do Android 2.3.

Então, como instalá-la? No caso de ter sido, como disse acima, feita a instalação do zero, essa ferramenta já estará presente. Mas, caso tenha feito atualizações do ADT, você deve fazer assim para instalá-la:

1) Abra o Eclipse
2) Vá na opção Help > Install New Software
3) Escolha, na guia dropdown Work With a opção que tenha o endereço
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/


4) Após isso, escolha a opção Android Hierarchy Viewer e clique em Next.
5) A tela de Install Detail aparecerá. Clique em Next.
6) Uma tela onde há o texto de licença do Hierarchy Viewer aparecerá. Marque a opção em que aceita o termo de licença e clique em Finish.

Pronto, a nova ferramenta estará instalada rapidamente.

Após isso, caso queira ver como são as novas ferramentas (Pixel Viewer e Hierarchy Viewer), clique em Window > Open Perspective e escolha a opção que deseja ver.

Hierarchy Viewer

Pixel Viewer

quinta-feira, 7 de julho de 2011

0 comentários

ADT12 lançado

Para aqueles que querem sempre ter o ADT mais recente na máquina, a notícia não poderia ser melhor: o ADT12 foi lançado. Na prática, o software se mantém o mesmo. Só que algumas mudanças são visíveis, como a melhoria na parte de design das telas.

Na verdade, os últimos releases têm feito isso mesmo: melhorar a parte de desenho de interface das aplicações. Levando-se em conta que agora, mais que antes, o desenho da interface da aplicação ficará mais importante, dado que as telas estão maiores (por conta dos tablets, especificamente), a Google realmente está investindo pesado na melhoria dessa parte que, na minha opinião, sempre foi muito ruinzinha no desenvolvimento para Android.

Quem quiser baixar o novo software, basta clicar no link abaixo:

Installer Release 12 - http://dl.google.com/android/installer_r12-windows.exe

segunda-feira, 4 de julho de 2011

1 comentários

Preparação para o desenvolvimento para Android 3+

Depois de um longo período sumido do blog, resolvi voltar para dizer que não estive tão presente por aqui pois tenho uma filha de quase 7 meses que agora está naquela fase de não dormir direito, de ter um sono agitado, etc, etc. Quem é pai vai entender o meu ponto. Por isso sumi.

Mesmo assim, tenho pesquisado sobre o Android 3.0 e até então não havia encontrado nenhum livro para me basear na programação. Obviamente o blog tem esse intuito, mas eu sempre prefiro ler livros pois eles trazem mais informações e exemplos mais completos e explicados que os desse blog (que eu busco no próprio site do Android).

Mas, foram lançados dois livros que acho interessante divulgar assim. Lembrando que os livros estão em inglês (bem, se quiserem mesmo ter as melhores informações o mais rapidamente possível, é melhor ter os livros em inglês).

Os livros são:

Beginning Android 3

Pro Android 3

Para quem quer começar realmente a programar seriamente em Android 3.0, ai vão os livros que indico. Já comprei ambos e devem chegar logo em casa.

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...