Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PANIC: Could not open AVD config file

O leitor Jossa teve um problema que eu achei ser importante mostrar aqui como solucionar. Ou, pelo menos, tentar solucioná-lo.

O fato é que esse problema nunca aconteceu comigo. O que acontece é o seguinte. O nome do usuário dele no PC tem acento. Por conta disso, aparentemente o Android SDK não consegue reconhecer o caminho para o AVD já que existe acento na conta de usuário no Windows dele.

Com isso, o erro de "PANIC: Could not open AVD config file" aparece e ele não consegue abrir o AVD.

Então, como resolver esse problema?

Eu li diversas soluções mas a que me pareceu mais correta é a que mostro abaixo.

Lembro a vocês que, por não ter acontecido esse problema comigo, pode ser que não seja a solução final. Então, caso alguém além do leitor Jossa tenha esse problema e não seja resolvido com a solução abaixo, me avise, ok?

1) Clique no botão Iniciar do seu Windows e clique com o botão direito sobre Computador (ou Meu Computador, dependendo da versão que estiver usando do Windows).


2) Clique na opção Configurações Avançadas de Sistema. A janela de Propriedades do Sistema aparecerá.


3) Clique no botão Variáveis de Ambiente. Quando a janela abrir, clique no botão Novo da área de variáveis de sistema. Ao abrir a janela, digite ANDROID_SDK_HOME no nome da variável e digite o endereço onde deseja que seus AVDs fiquem em Valor da variável. No meu caso, coloquei D:\Android. Esse endereço não deverá conter espaços no nome para que funcione.


4) Clique em OK até fechar as janelas e abra o SDK do Android. Anteriormente a essa mudança, a minha janela de SDK do Android mostrava o caminho antigo, como mostro na imagem abaixo.


Após a alteração, o caminho passou a ser o que eu digitei em ANDROID_SDK_HOME.


Pronto! Os AVDs deverão abrir tranquilamente por ai.

E, só mais uma coisa, vocês que estão vindo nesse post viram que eu estou criando um Tutorial em Video para o Android? Dêem uma olhada na página de tutorial lá em cima. Lá coloquei todos os links para os posts.

22 comentários:

Crestomanci Tássio Sam disse...

Deu certo, grande!!
Muito obrigado mesmo, esse Android só falta me deixar doido!
Vou tbm dar uma olhada nos seus vídeos pra ver se consigo um help =]

Sti disse...

Muito obrigado! Seu tutorial foi o melhor, tentei uns 3 e o seu deu certo, eu ja tava quase desinstalando aqui, mais de 40 minutos tentando... Meu usuario tinha acento!
Vou clicar nos an pra ajudar ok :D
Abraço

Flávio disse...

Ótima dica! No primeiro teste do SDK me deparei com este erro... com este procedimento solucionei o problema.

Ângelo disse...

Poxa!
Brigadão hem?
Você me poupou horas e horas de quebrar a cabeça aqui no pc sem descobrir o que era... =P valeu mesmo!!!

Unknown disse...

Ótima postagem cara. Me ajudou muito, vlw mesmo. :D

BOB!LOU$$ disse...

CARAMBA! VALEU! EU NÃO FIZ EXATAMENTE COMO VOCÊ FEZ, MAS EU LI O ENDEREÇO QUE TINHA COMO DESTINO NO MEU AVD E COLOQUEI NA CONFIGURAÇÃO EM "MEU COMPUTADOR"... APARECEU O EMULADOR ABERTO AQUI, EÉ UM BOM SINAL... OBRIGADOOOOOOOO

Add Lima disse...

Ufa, valeu cara, tava aqui quebrando a cabeça horas. Funcionou 100%. Aqui ele tava criando a pasta avd no diretória E: e procurando depois no C:.

Add Lima disse...

Ufa, valeu cara, tava aqui quebrando a cabeça horas. Funcionou 100%. Aqui ele tava criando a pasta avd no diretória E: e procurando depois no C:.

Ronald Martins Fagundes disse...

Deu certo comigo também. Obrigado.

Eraylson disse...

Ótima dica !! vlw mesmo !!

Unknown disse...

vlw cara deu certo

Unknown disse...

O meu não deu certo, não sei nem se é o mesmo erro aqui no meu quando dou start no AVD ele aparece a mensagem
PANIC. Could not open: test (test é o nome do meu AVD).

Tentei essa solução e não deu certo o que pode ser feito?

Richelly Italo disse...

Deu certo cara, valeu mesmo.

altair disse...

Depois de vários dias sem encontrar a solução fiz o que está sendo informado e deu certo. Obrigado.

Sandro Maceno disse...

Meus amigos realmente esse post me ajudou e muito. O problema meu é que o caminho D:\Meus documentos\....\sdk alterei para D:\Android\adt-bundle-windows-x86_64-20130219\sdk e funcionou perfeitamente, meu caso era o Meus documentos que tinha o espaço.

Jeder disse...

AMIGO SUA DICA É ÓTIMA, CONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA DO ERRO Q NÃO ABRIA O EMULADOR. MTO OBRIGADO PELA DICA.

Kassia jake disse...

Depois de inúmeras tentativas
Fiz o que mostrou e Funcionou...
Obrigada ;)

Renato disse...

De grande ajuda o seu post.

Admim disse...

Deu certo, valeu.

Chinnon Santos disse...

Parabéns, tinha lido um monte de tutoriais de gringos e eles ensinam criar a variável pelo eclipse, não deu certo, mas da sua forma direto pelo Windows funciona perfeitamente.

Unknown disse...

Valeu boy..

Consegui aqui.

Nem no starckoverflow tinha resolvido meu problema.

Valew mesmo

Guilherme Brunow Gomes disse...

Perfeito, ajudou bastante!

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...