Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

0 comentários

Éclair, Froyo, Gingerbread? Qual escolher?

No jogo de palavras que refletem as diversas versões do Android, qual escolher quando você for comprar o seu smartphone para programar para ele?

Éclair? Froyo? Gingerbread?

O ideal é sempre comprar aquele que vem com a versão mais atual. As versões são:

  • 2.1 - Éclair
  • 2.2 - Froyo
  • 2.3 - Gingerbread

Cada versão mais nova tem recursos a mais que a versão predecessora. A questão é que nem todo mundo pode arcar com a versão mais nova do Android dado que ele acaba saindo apenas naquele aparelho que todo mundo sonha em ter mas que quase ninguém tem a grana, de fato, para comprar.

A questão deve ser menos se o aparelho faz de tudo (até lutar karatê) e mais pela versão do software que existe nele e, PRINCIPALMENTE, para qual versão ele será atualizado.

Eu tenho um Xperia X10. Quando o comprei, ele veio apenas com a versão Donut (1.6). Eu devo dizer que, em se tratando do Android, é uma das piores versões. A resposta da tela ao toque é péssima. Eu achava que era o meu smartphone que era ruim mas não. Quando a Sony Ericsson atualizou a versão para a Éclair 2.1, o toque passou a ser MUITO mais responsivo.

Dai a Sony, em comunicado oficial, disse que não atualizaria mais o aparelho e que a versão 2.1 era a máxima que ele receberia oficialmente.

Eu fiquei muito triste por isso. Afinal, um investimento alto (o aparelho não foi barato) e ficaria parado na versão 2.1.

Após isso encontrei um excelente blog, o Minha vida com o X10 do Igor que mostrava, entre inúmeras coisas interessantes para quem tem esse aparelho (e recomendo uma visita), como fazer o processo de root nele afim de instalar versões customizadas pela comunidade livre.

Com isso pude usar o Froyo e o Gingerbread. No entanto, alguma coisa ainda faltava, sempre. No Froyo era o vídeo que não funcionava. No Gingerbread, nem o vídeo nem a câmera. Ou seja, nem foto nem video eu podia fazer, se eu quisesse ficar com as versões mais atualizadas.

O tempo passou e os usuários do X10 reclamaram e reclamaram e reclamaram e, por fim, a Sony Ericsson nos ouviu e está, a partir de hoje, lançando a atualização do aparelho para, oficialmente, ter o Gingerbread, na versão 2.3.3.

Ou seja, em breve terei meu smartphone com a versão mais nova do Android e oficial, com tudo funcionando.

E, qual a razão deu estar relatando isso para vocês que leem este blog: para alertá-los.

Ao comprar um aparelho Android para que possa ser usado, além de falar e brincar e jogar e acessar emails e tudo o mais que ele pode fazer, ser uma peça fundamental para que possa criar código e testar nele, escolha aparelhos que tenham realmente a garantia de que serão atualizados quando novas versões dele sairem. Assim você terá sempre o melhor software e um local de testes adequados, onde tudo funciona 100%.

Além do mais, quando se pensa em criar software, deve-se levar em consideração o fato de que a demografia das versões é importante. Se você fizer um software que funciona na versão 1.6 poderá ser limitado pela falta de algum recurso que só surgiu na versão 2.2, por exemplo. Dai, deve-se pensar se vale a pena ficar limitado, dependendo de quantas pessoas ainda utilizam aquela versão.

O gráfico abaixo mostra a distribuição do Android hoje:


Como podem perceber, a versão 2.2 é a dominante ainda hoje. Talvez ainda valha a pena criar software para a versão 2.1, já que ainda responde por uma fatia importante do mercado. Mas, em breve, não valerá mais a pena. Melhor será fazer software já com a versão 2.2 em mente, caso queira utilizar algum recurso só presente no Froyo em diante.

Então, cuidado ao comprarem seus smartphones. 

Você pode estar levando para casa um dinossauro e nem saber disso.


Java 7 lançado!



Além da boa novidade do lançamento do Eclipse Indigo, foi lançada pela Oracle o Java SDK 7. Você poderá baixar a nova versão aqui.

Certo, mas quais as vantagens de se atualizar? Primeiramente a questão da segurança. Versões mais novas tendem a ter menos furos de segurança que versões anteriores. Segundo, melhoria de performance.

Existem outras vantagens (e desvantagens) em se atualizar. A lista completa você pode ver aqui nesse link. Não vou comentar as mudanças pois elas são muitas.

Agora, uma curiosidade: qual a razão da logo do Java ser uma xícara de café?

Eu fiz uma pesquisa na internet e verifiquei algumas razões mas não sei exatamente qual é a verdadeira razão. Mas duas me chamaram a atenção.

A primeira diz que os programadores do Java (originalmente chamado de OAK pois havia uma árvore chamada Carvalho que podia ser vista da janela do programador) bebiam litros e mais litros de café para conseguir desenvolver no prazo estipulado. Dai a logomarca ser uma xícara de café.

Outra diz que java é usado como uma gíria em inglês para café pois os americanos bebem muito café que vem da ilha de Java (os Java Beans ou feijões de Java, que é o café, propriamente dito). Com isso, se alguém dissesse: "Let's have a java!" pode-se entender que ele quer dizer: "Vamos tomar um café!".

Essa parece ser uma explicação bastante plausível.

Independente de qual é a explicação, a logomarca veio para ficar e o Java hoje é uma linguagem madura e poderosa.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

0 comentários

Atualizações do SDK

O Google lançou ontem atualizações para o SDK. Para quem está programando, é uma boa coisa sempre estar atualizado.

Para isso, abra o SDK Manager e deixe ele carregar. Ele fará uma pesquisa na internet para verificar quais atualizações estão disponíveis. Provavelmente você obterá uma tela como a de baixo (caso já tenha todas as atualizações até hoje instaladas em seu PC):


Algumas atualizações são bastante grandes, como essa de 101 megas que figura como sendo a primeira na imagem acima.

As APIs afetadas são:


  • Android 3.1 - API 12, revisão 3
  • Android 3.0 - API 11, revisão 2
  • Android 2.3.3 - API 10, revisão 2
  • Android 2.2 - API 8, revisão 3
  • Android 2.1- API 7, revisão 3

terça-feira, 26 de julho de 2011

2 comentários

Eclipse Indigo chegou!

Eu não tinha visto ainda mas a nova versão do Eclipse, chamada de Indigo, chegou.



Ainda não vi nenhuma diferença em termos de design. No entanto, pelo que o site do Eclipse descreve, as modificações são as que mostro abaixo:

  • Drag to Install support with Eclipse Marketplace Client.
  • Better integration with Maven, including starting Maven builds and maintaining pom files.
  • Jubula provides automated functional GUI testing for Java and HTML.
  • Xtext 2.0 makes it even easier to create domain specific languages.
  • EGit 1.0 provides tight integration with the Git version control system.
  • WindowBuilder, a popular GUI builder for Eclipse developers, is now open source and part of Indigo
  • EGit 1.0 provides tight integration with the Git version control system.

Eu vou instalar o Android e verificar se há alterações (performance, etc), se o ADT é compatível e dou o retorno.

UPDATE 01

Instalei o Indigo na minha máquina e configurei-a para rodar o Android com o ADT. Não vi nenhum problema e minha aplicação rodou tranquilamente. Acho que pode ser uma boa atualização, dado que as novidades - pelo que eu entendo - chegarão primeiro para ele.

UPDATE 02

Seção de downloads atualizada. Agora há os links para download tanto da versão Helios (3.6.1) quanto da versão Indigo (3.7.0) .

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...