Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma palavra sobre a ordem dos conteúdos sobre o Android

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas. Esse post não era para falar sobre esse assunto. Era para dar continuidade ao post anterior, que fala sobre interfaces. No entanto, achei relevante e resolvi fazer uma espécie de parada rápida e discutir um assunto que veio ao meu encontro hoje.

O caso é que estava conversando com um amigo meu que também está interessado em programação para Android e que está acompanhando esse blog. Ele me fez uma pergunta que não havia me ocorrido antes. Apesar deu gostar de colocar as coisas de maneira bastante didática, ele me perguntou como seria a ordem dos conteúdos sobre o Android.

Basicamente o que ele quis dizer foi como será o conteúdo programático, por assim dizer?

Eu realmente não havia pensado nisso, já que minha intenção era somente a de ir colocando todos os conhecimentos que ia adquirindo lendo os diversos livros de Android que tenho (e alguns outros que comprei que vou deixar os links daqui a pouco) e ir seguindo uma sequência que me parecesse lógica, ainda que não houvesse uma ordem pré-estabelecida.

Mas depois de perceber que realmente o meu blog tem esse objetivo, de começar do básico mesmo e ir avançando até a criação de apps para o Market do Android, eu resolvi fazer uma pequena pesquisa para me guiar e ajudar quem está vindo a esse blog pela primeira vez a não se perder na quantidade de materiais que existem por aqui.

Posto isso, vou listar abaixo os novos livros que comprei de Android, sendo o último da lista abaixo (o da Wrox) o melhor dos que já vi. Se querem um excelente livro, comprem esse ao invés de qualquer outro.

E, os livros que já havia indicado aqui vão abaixo, novamente:

Me ocorreu também, em conversa com esse meu amigo, que algum de vocês podem não saber Java. E, não sabendo Java, como vão programar para Android? Eu andei pesquisando e vi que na internet existem inúmeros tutoriais de Java. No entanto, eu sempre achei que livros são a melhor fonte de informação quando se quer realmente aprender a fundo alguma tecnologia. E o melhor livro que eu vi (que ainda não comprei) é esse abaixo.
E quanto ao conteúdo programático?

Como eu também comecei a programar para Android tem pouco tempo, não tenho um conteúdo programático que possa ser chamado de excelente. No entanto, no livro da Wrox há uma sequência que acho bastante razoável.
  1. Hello, Android.
  2. Iniciando no Android (configuração e instalação dos pré-requisitos e softwares)
  3. Criando aplicações e atividades
  4. Criando interfaces de usuário
  5. Intents, Broadcast Receivers, Adapters e a internet
  6. Arquivos, salvando o estado e preferências
  7. Bancos de dados e content providers
  8. Mapas, geocoding e serviços baseados em localização
  9. Trabalhando em background
  10. Audio, video e uso da câmera
  11. Telefonia e SMS
  12. Bluetooth, redes e wi-fi
  13. Sensores
Só que essa ordem que eles colocaram no livro para os conteúdos só tem um pequeno erro, na minha humilde opinião: a criação de interfaces de usuário deve ser discutida antes da criação das aplicações e atividades. Ainda que eu tenha falado das atividades (bem rapidamente) antes da criação das interfaces nesse blog, em todas as outras programações que uso (VB.Net, C# e Java) sempre começamos mostrando os componentes de como criar a interface.

E essa é uma boa tática: sabendo como a tela vai ser composta faz com que o entendimento de como se programar para uma linguagem se torne mais fácil, dado que podemos imaginar como a tela vai ficar e, de fato, saber como vamos montá-la.

Só que existem ainda outros pontos interessantes além do que foi colocado acima:
  1. Como compilar código nativo em Android?
  2. Como criar jogos em java desde o início?
  3. O que são poligonos (e a razão deles serem tão importantes para os jogos)?
  4. Como criar gráficos 2D?
  5. Como criar gráficos 3D?
Com tudo isso a abordar, é de se esperar então que a uma ordem seja estabelecida, para que não nos percamos. Então, a ordem dos assuntos que vou abordar será a seguinte:

  1. Visão geral do Android (que já cobri)
  2. Criando interfaces de usuário (que estou cobrindo nesse momento)
  3. Atividades e Intents (coberto bem rapidamente também)
  4. Threads, Serviços, Receivers e Alerts
  5. Eventos de interface
  6. Técnicas de multimidia
  7. Interface de hardware
  8. Networking
  9. Métodos de data storage
  10. Serviços baseados em localização
  11. Desenvolvimento avançado em Android e;
  12. Debugging.
Acho que com isso todo mundo que acessa esse site terá um norte e saberá onde vamos chegar, ok?

Então, mãos à obra. No próximo post, como disse anteriormente, continuo falando de Interfaces.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, vamos fundo então.

Um livro pra começar em java é USE A CABEÇA JAVA, simples e pratico para inicio.


Abraços.

Nidio Dolfini disse...

Gostei, agora so esperando para começar a aprender!!! Valeu

Leonardo Nakahara disse...

Obrigado a vocês, pessoal! Mais novidades em breve! =D

Unknown disse...

Muito bom! =)

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...