Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Usando StoryBoard como uma ferramenta para programar para Android

Bem, aqui vamos para o StoryBoard. Essa é uma tática que eu uso que nada tem haver com regras já estabelecidas em programação. É algo que eu uso mas vem da minha experiência com outra área, que não vem ao caso agora.

O que é um storyboard?


Segundo a Wikipedia, "StoryBoard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites".

O que isso tem haver com programação para Android? Em principio alguém poderia argumentar: nada. Mas, como vocês verão, faz sentido usar storyboards.


Veja a imagem acima. O que um storyBoard faz para a programação para Android é fazer com que você possa visualizar as telas antes de desenhá-las e sentir a necessidade antes de efetivamente escrever uma linha de código. O desenho não está dos melhores. Eu mesmo uso uma folha em branco e vou rabiscando o storyBoard, adicionando itens e apagando-os à medida que vou percebendo a necessidade.

O que dá para se entender a partir dela é a sequência de ações.
  • Se eu clicar no botão MENU, deverá aparecer o menu como mostrado. Se eu clicar no botão BACK a partir dessa tela onde o MENU está presente, ele deverá voltar para a tela anterior.
  • Se eu clicar em Editar a partir da tela inicial ou do MENU, deverá mostrar o nome da tarefa, o campo com o nome escrito e um botão Editar para que seja efetuada a alteração. Ao se clicar em Editar ou clicar no botão Back, volta-se para a tela inicial.
  • Se eu clicar em "-", um botão com a inscrição "-" aparecerá ao lado esquerdo da tarefa. Ao se clicar nesse botão, a tarefa é excluída, mas ainda se continua na tela. Só voltará à tela inicial se for clicado o botão Back.
  • Se eu clicar em "+", a tela onde aparece um campo para eu inserir o nome da tarefa aparecerá e um botão Inserir. Se eu clicar em Inserir ou em Back, volto para a tela inicial.
Como podem ver, é apenas um "mapa" de como a sua aplicação se comportará.

Qual a vantagem dessa visão? Você tem a exata noção de quantas telas terá de desenvolver. Eu desenhei esse storyboard no Visio. Não é a melhor ferramenta mas foi a que eu tive acesso aqui para mostrar a vocês.

Essa é apenas uma maneira que eu uso para me localizar. Obviamente eu poderia fazer toda uma análise do sistema e tudo o mais, usando as mais variadas ferramentas de programação orientada a objeto, fazendo estudos de caso, diagramas, etc. Mas eu preferi tomar uma visão mais minimalistica dado que os seus softwares serão simples, inicialmente. 

Posteriormente será realmente interessante documentar tudo do seu sistema, mas no momento basta ter esse esquema para se guiar na composição da sua aplicação.

1 comentários:

Unknown disse...

Totalmente válido isso!
Perde-se tempo fazendo, mas o foco não será perdido durante a construção. =)

Abs.

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...