Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

quinta-feira, 3 de março de 2011

iPad vs Honeycomb (e outros)!


"O que é isso? Uma tabela gigante comparando o novo iPad 2 com os tablets Android Honeycomb, o Touchpad da HP e o Blackberry Playbook? Vendido! Note que alguma das especificações para o Android ainda estão no ar, mas você vai ter uma idéia do que ele é. Tablets Android Honeycomb são muito superiores a qualquer outra coisa nesse universo. Certo? CERTO?"

Traduzido do blog http://www.androidcentral.com (@androidcentral)

Minhas impressões


Antes de dar minhas impressões, eu devo dizer que eu não tenho nada contra o iPad. Tanto é assim que eu mesmo tenho um iPad e estou muito satisfeito com ele. Mas, correndo o risco de ser apedrejado pelos fanboys da Apple por ai, eu digo que me sinto preso.

Ok, meu iPad é jailbroken e eu posso customizá-lo. Mesmo assim continuo me sentindo preso e só posso ir até certo ponto e de lá não passar. Por exemplo, se eu quiser modificar certas características do iOS (ainda na versão 4.2.1) eu posso. Coisas como imagem de tela de fundo, imagem de tela inicial, quais ícones vão ficar na barra, onde os ícones ficarão na tela, se os ícones aparecerão em pastas...

Mas há coisas detestávels e um exemplo é ter de sincronizar as fotos a partir do PC para que eu possa excluir uma única foto, já que não existe essa possibilidade na galeria de fotos. Eu só consigo apagar fotos que eu tenha feito no iPad (ou por algum app que permita que eu crie desenhos e os salve na memória) ou se eu tirar um printscreen da tela. Essas imagens eu posso apagar, mas não consigo fazer a exclusão de fotos que eu fiz sincronização.

Eu só tenho uma opção de navegador que, por enquanto, eu acho que vale a pena usar: o Safari. Existem outros navegadores no ecossistema da Apple que eu posso baixar, mas até onde sei (e posso estar errado), todos usam o engine do Safari, apenas com uma capa diferente. Nesse sentido, eu fico com o original mesmo, já que supostamente não haverá um ganho real de performance na navegação. Cadê o Opera? Cadê o Firefox para iPad? Cadê, e ai seria uma heresia para os fanboys da Apple, o Chrome para iPad? Serei menos limitado quando for lançado o Opera para iPad, que já prometeram. Só que eu quero mais!

Em resumo: é um sistema, na minha muito humilde opinião, fechado demais.

Alguém poderá argumentar que eu posso baixar a partir do Cydia algum app que faça o que eu quero e tudo o mais. E, provavelmente, ele estará certo. Mas ainda assim estarei limitado.

E eu quero mais!

Nesse sentido, os tablets Android Honeycomb são MUITO superiores sim! Aliás, o Android em si. Por exemplo: eu não gosto do meu discador do Xperia X10. E estou falando do discador em sua versão de fábrica, customizado pela Sony Ericsson. Tampouco gosto do discador padrão do Android (que eu já usei quando resolvi fazer o root do meu celular e instalar uma versão Froyo nele, tendo voltado para a versão de fábrica pois até então a captura de vídeo ainda não estava corrigida nessa ROM que instalei). O que vou fazer? Criar um discador customizado para mim e colocar no meu celular. Ponto final. E depois disponibilizar no Market do Android gratuitamente suportado por Adds.

Pergunto: você consegue fazer isso no iOS? Até onde eu sei não. E não acho que esteja errado.

E nem tudo são flores para o mundo Android. O Xoom, por exemplo, ainda não teve o lançamento da versão Wi-Fi confirmado. Eu mesmo não quero comprar uma versão que seja 3G (já bastam as contas que pago de celular). Não posso ter maior capacidade que os 32Gb de fábrica, coisa que o iPad tem desde a 1a versão.

No entanto, o Xoom tem tela de maior resolução - 1280x1024 - comparado a 1024x768 do iPad. Além disso, tem uma densidade maior de 160dpi contra 132dpi do concorrente. Supostamente terá suporte a Flash (que para alguns é importante, não para mim) e terá suporte a cartão microSD.

Bem, a tabela acima fala por si mesma e lá você poderá ver outros aspectos dos tablets comparados ao iPad 2.

Obviamente tem o fato de que a "interface do Honeycomb é um pouco mais complexa que a do iPad e, talvez, mais complicada de usar para algumas pessoas". E aqui estou citando Donald Bell, que fez o review do Motorola Xoom para o CNET (e que comentou isso no podcast Buzz Out Loud).

Mas, qual interface de algum concorrente do gadget da Apple não será mais complicada de se usar? O iPad é simplista, minimalista. Basta um único botão e tudo está resolvido. Como disse em post anterior, minha mãe usa o iPad tranquilamente. E justo ela que não entende patavinas de tecnologia...

Ainda assim, fico com a possibilidade de fazer mais e melhor para as minhas necessidades. E eu, sinceramente, acho que você também vai sentir o quão boa essa liberdade é quando puder fazer o que quiser no Android, assim que todos nós soubermos como programar efetivamente para essa plataforma.

UPDATE 01

Um ponto excelente levantado pelo leitor Mono é o de que "essa tal 'liberdade' que há no Android, muitas vezes é barrada pelo fabricante do aparelho e/ou operadora". Concordo plenamente! Eu mesmo estou escravo do Android 2.1 já que a Sony Ericsson não fará mais updates no meu Xperia X10. Ainda assim, é uma liberdade menos restritiva já que, como o Mono disse também nos comentários, temos uma comunidade que tenta portar as novas versões do celular para aparelhos que não terão mais a atualização oficial.

Então é mesmo o caso de se escolher em qual ambiente restritivo a gente estará: se no ecossistema da Apple ou do Android.

Infelizmente, ambos são restritivos, mas ainda tenho minha convicção que o Android é menos restritivo.

A Apple, em seu SDK, diz que você não poderá criar apps que façam funções que sejam nativas do aparelho. Portanto, criar um app para discador (que eu tenho vontade de fazer para as minhas necessidades), nem pensar. O Android me permite fazer isso.

Outro ponto é que para que meu app seja publicado no iTunes, eu devo mandá-lo para os caras da Apple e, se eles aprovarem, eu terei-o por lá. E essa aprovação pode demorar bastante. No Market é mais fácil publicar seus apps. Em contrapartida, nem todos os apps do Market Android são idôneos e já temos notícias de alguns que vêm com código malicioso, dado que a Google não checa um por um para saber se há algum problema nele.

É uma situação realmente complicada. Mas de mais longe viemos. Lembram-se quando só tinhamos o Nokia e o sistema Symbian dele? Na época era muito mais restritivo, principalmente em termos de hardware.

Mas faço minhas as palavras do Mono (quem quiser saber o que ele disse, basta entrar nos comentários). São comentários muito acertados e que eu realmente deixei de colocar por aqui.

7 comentários:

Unknown disse...

Concordo totalmente.

Gosto do acabamento dos produtos(físicos) Apple, são de muito bom gosto e funcionais. fico me perguntando porque as outras empresas não fazem igual ou melhor? Vou dar o exemplo dos notebooks, os da apple a saida de ar é escondida, proteção para os cabos não quebrarem, as luzes, para economizar, apagam quando estão na bateria e outras coisas a mais.

E o Galaxy tab não era com Android 2.2?

Abs.

Leonardo Nakahara disse...

Eu também gosto muito mesmo do acabamento dos produtos da Apple. Você pode perceber que os produtos tem um semblante sólido ficando a sensação de resistência.

Também me pergunto a razão das empresas não fazerem algo igual ou melhor. Será questão de custo? Afinal, um notebook Apple é MUITO mais caro, proporcionalmente, que um de mesma qualidade técnica.

E, sim, o Galaxy Tab é Android 2.2. Talvez seja esse o problema dele.
Mesmo assim, a Google já havia dito, antes do lançamento do Android 3.0, que qualquer versão anterior ao Honeycomb não era ideal para tablets.

Com isso, segundo alguns podcasts que ouço, nos EUA as taxas de retorno desse gadget chegam a 16%. É uma taxa enorme se comparado ao iPad que quando muito dá 2%.

E que taxa de retorno é essa? É que nos EUA você pode levar o gadget para casa para testar.

Mas, no caso do Brasil, o preço talvez seja o problema. Já viu o quanto custa comprar um Galaxy Tab no Brasil? É mais barato comprar um iPad que um Galaxy Tab.

Unknown disse...

São muito resistente mesmo, já vi macbook pro com o a borda(que é redonda) quadrada de tanto cair e mesmo assim funciona normal.

O macbook não é muito mais caro que um Vaio e esse tem um acabamento tão igual a qualquer notebook e o galaxy tab custar mais caro que o ipad é uma piada mesmo, querem competir e o preço é mais alto, não dá para entender mesmo.

Nesse comparativo, mostra o Galaxy tab com o Android 3.0.

=)
Abs.

Mateus Azevedo disse...

Leonardo,
Só discordo de um único ponto: Essa tal "liberdade" que há no Android, muitas vezes é barrada pelo fabricante do aparelho e/ou operadora... Claro, eu ainda tenho a total liberdade de baixar um app que modifique o padrão de alguma parte do sistema, mas e O SISTEMA?
Me refiro aqui aos sistemas modificados pelo fabricante, com vários bloatwares, crapwares, qualquercoisablurware que vem junto. Esse monte de modificações que eles fazem faz o sistema ser lento, com bugs e demorados para atulizar.
Felizmente: Existe toda uma comunidade de desenvolvedores pelo mundo disposta a criar ROMs customizadas.
Infelizmente: Alguns fabricantes criam travas contra alterações de firmware.
Querendo ou não, em algum momento eu me sentirei preso, não tem o que fazer...

Anyway, ótimo artigo e ótima comparação.

PS: Motorola já avisoi que quem "rootear" o Xoom perderá o direito do upgrade de hardware que está previsto.

PS2: Tenho um Motorola Milestone, por isso meu cometário sobre bloqueios de upgrade. Ele tem o bootloader bloqueado, então estou rodanso o Gingerbread com o Kernel do Froyo ¬¬

PS3: Galaxy Tab mostra como 3.0 porque a Samsung anunciou um upgrade para ele.

Leonardo Nakahara disse...

Excelente ponto, Mono! Eu mesmo já havia percebido isso. A Google libera o Android mas as customizações e, portanto, as atualizações, ficam por conta do fabricante.

Eu mesmo sofro com esse problema, dado que tenho um Xperia X10 travado na versão 2.1 já que a Sony Ericsson não quer fazer o upgrade.

Então, terei ou de usar um MOD (que infelizmente ainda não está 100% e não tem algumas funcionalidades e que acabariam por me deixar sem poder testar algumas funcionalidades na programação) ou comprar um outro celular, sabendo que em algum momento ele ficará desatualizado. E não por culpa da Google mas do fabricante.

Faço minhas as suas palavras. Farei, inclusive, um update no post para refletir esse seu ponto de vista.

Leonardo Nakahara disse...

Ah, outra coisa, Mono... Pelo menos você está rodando o Gingerbread. E eu que, quando muito, rodo apenas o Froyo (com o MOD FreeX10) e, mesmo assim, bugado? Hehehehe. A gente sofre com essas coisas...

O ideal era as operadoras e/ou fabricantes liberarem que você colocasse o que quiser no seu aparelho. Se vc quer detonar o aparelho, que é seu, é igualmente problema seu, não acha?

Afinal, não será um cara que entende pouco que fará esse tipo de mudança, só os mais experientes.

Enfim. A título de curiosidade, você usa o ShadowMod ou Cyanogen?

Mateus Azevedo disse...

Leonardo, muito obrigado pela consideração dada ao meu comentário!

Estou usando a ShadowModBR, do Edgard Castro (recomendo MUITO para usuários do Milestone). Essa versão é mais AOSP, como ele mesmo diz. Uma versão mais pura, mais parecida com o que a Google libera.
A minha "sorte" é que teve um (ou mais) kernels da versão 2.2 assinados pela Motorola que vazaram, permitindo que os desenvolvedores portassem o Froyo para o Milestone usando o kernel original. Como a versão 2.3 do sistema não teve alterações relevantes no kernel, deu para usar o Ginger em cima do kernel anterior.
A expectativa é conseguir o kernel oficial e final da 2.2 (que deve sair em Abril por aqui, junto com a versão do sistema) para tentar corrigir ou melhoras alguns problemas de instabilidade/desempenho.

Minha dica para novos "aventureiros": pesquise um modelo de aparelho que seja bem aceito pela comunidade, as chances de obter atualizações é bem maior. Exemplo é o HTC G1, que até uma imagem pré-alpha do Honeycomb apareceu...

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...