Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que muda no ADT com o SDK 3.0 Honeycomb?

Bem, agora já temos como testar os projetos no Honeycomb, como se estivessemos no Xoom ou outro tablet que virá equipado com essa versão do Android, a 3.0. Se você for em Window > Android SDK and AVD Manager, poderá criar um novo AVD.

Como no post sobre como configurar um AVD, Android Virtual Device, agora temos como configurá-lo para abrir na versão 3.0. Como fazê-lo? É fácil:

  1. Aberto o Android SDK e AVD Manager, insira o nome. Eu coloquei MotorolaXoom como o nome, mas você pode escolher o nome que quiser, desde que seja escrito sem espaços, e escolha Android 3.0 - API Level 11
  2. A tela de seleção do AVD deve ficar como abaixo:
  3. Perceba que a configuração da tela é WXGA, que consiste numa resolução de 1280x768. Ou seja, o emulador vai abrir uma tela com essa resolução. Se você estiver usando um notebook de resolução semelhante ou mesmo menor, vai acontecer do emulador abrir na tela e você não ter acesso à totalidade do emulador. Nesse caso, o ideal é ir para um outro PC cuja tela tenha resolução maior.
  4. Criado o AVD, ele deverá aparecer assim na tela do Android SDK and AVD Manager:
  5. Ao rodar alguma aplicação criada para o SDK 3.0, basta clicar na opção como mostrada abaixo e escolher Run Configurations...
  6. Por fim, a tela abaixo aparecerá. Vá até a guia Target e marque o AVD do MotorolaXoom e, finalmente, clique no botão Run. Se tudo correr bem, a tela do emulador será carregada e você estará dentro do Honeycomb, podendo testar sua aplicação.
Só não coloquei a tela do honeycomb rodando pois meu notebook tem uma resolução semelhante à WXGA. Por isso, o emulador ficou tomando a tela mas não pude ver todas as opções. Assim que o fizer no meu outro PC, esse sim com uma tela de resolução um pouco maior, eu coloco a tela do Honeycomb.

E, claro, não me esqueci que tenho de continuar a falar de interfaces. É que essa coisa de atualizar para o SDK 3.0 me deixou muito feliz! Finalmente poderemos criar softwares para o sistema de tablets que, eu entendo, deixa o iOS no chinelo, hehehe.


UPDATE 01

Fiz a instalação do zero novamente apenas para ver se estava tudo bem, dessa vez usando o installer_r10-windows.exe que se encontra no site do Android.

Por algum motivo, o instalador não estava conseguindo enxergar que eu tinha o JDK instalado no meu PC. O que eu fiz foi o seguinte: eu coloquei o caminho dentro da variável PATH do sistema operacional apontando para a pasta C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_24 (pasta da instalação do meu JDK. Se você apontou para outro local, basta apontar para o local correto onde o seu Java foi instalado).



UPDATE 02

Olha só a cara do Honeycomb rodando no meu PC no emulador! Fantástico, não?

Tela inicial do emulador do Honeycomb

Home Screen

Arrastando o cadeado até o local para abrir o "tablet"

Olha ai o "Hello, World" rodando no Honeycomb!

Tela inicial dentro do Tablet

Todos os apps (o Hello World está lá no meio)

Meus apps

Mostrando quais apps estão rodando

Agora, querem uma notícia boa e uma ruim? A boa é que a emulação é show de bola! A ruim é que é necessário uma máquina com uma excelente configuração para rodar tranquilamente. Aqui tenho um Intel Core 2 Duo T7500 com 4Gb de RAM e rodou muito lento. Imaginem em configurações mais modestas que a minha... Eu entendo que seria necessário pelo menos um Core 2 Quad com uns 8Gb de RAM para aguentar o tranco tranquilamente. Ou então, valeria mais a pena economizar e debbugar no próprio Xoom, só para citar o exemplo do tablet mais em evidência que rodará o Honeycomb. O que me leva à seguinte questão: quanto custará o Xoom no Brasil?

UPDATE 03

Preço do Motorola Xoom: US$ 799 com 3G (que poderá ser, no futuro, usado na rede 4G) e US$ 600 na versão Wi-Fi. Sério, MUITO caro! Obviamente, se comparado ao iPad, que custa US$ 499 na versão Wi-Fi, tá no preço. O ponto a favor do Xoom é que ele tem 32Gb de espaço interno, enquanto que o iPad começa apenas com 16Gb.

Mesmo assim, com o preço do iPad pelas vias oficiais em R$ 1645,00, imaginem o preço do Xoom por aqui? Se for feita a relação direta, será coisa de R$ 1975. Mas eu entendo que, sendo no Brasil, o preço vai beirar os R$ 2.500,00 brincando. É isso ai, começarei a economizar desde já.

UPDATE 04

O leitor Ricardo disse que fez a instalação do ADT no Eclipse Galileu. Resolvi testar e fiz a instalação no Eclipse Helios e, aparentemente, tudo correu bem. Mesmo assim, vou manter o uso apenas da versão Classic do Eclipse para efeito de mostrar como programar para o Android nesse blog.

3 comentários:

Unknown disse...

Que irado que ficou, não vejo a hora de ter um tablet.

abs.

Leonardo Nakahara disse...

Verdade Ricardo. No entanto, você viu o preço de lançamento do Xoom nos EUA? Imagina o preço que chegará aqui, quando chegar, hein?

Unknown disse...

Não pago o preço do Brasil nem morto, aqui custa, as vezes, quatro vezes mais.
E ficou lento aqui também, mas da para aguentar.

Abs.

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...