Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

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Java 7 lançado!



Além da boa novidade do lançamento do Eclipse Indigo, foi lançada pela Oracle o Java SDK 7. Você poderá baixar a nova versão aqui.

Certo, mas quais as vantagens de se atualizar? Primeiramente a questão da segurança. Versões mais novas tendem a ter menos furos de segurança que versões anteriores. Segundo, melhoria de performance.

Existem outras vantagens (e desvantagens) em se atualizar. A lista completa você pode ver aqui nesse link. Não vou comentar as mudanças pois elas são muitas.

Agora, uma curiosidade: qual a razão da logo do Java ser uma xícara de café?

Eu fiz uma pesquisa na internet e verifiquei algumas razões mas não sei exatamente qual é a verdadeira razão. Mas duas me chamaram a atenção.

A primeira diz que os programadores do Java (originalmente chamado de OAK pois havia uma árvore chamada Carvalho que podia ser vista da janela do programador) bebiam litros e mais litros de café para conseguir desenvolver no prazo estipulado. Dai a logomarca ser uma xícara de café.

Outra diz que java é usado como uma gíria em inglês para café pois os americanos bebem muito café que vem da ilha de Java (os Java Beans ou feijões de Java, que é o café, propriamente dito). Com isso, se alguém dissesse: "Let's have a java!" pode-se entender que ele quer dizer: "Vamos tomar um café!".

Essa parece ser uma explicação bastante plausível.

Independente de qual é a explicação, a logomarca veio para ficar e o Java hoje é uma linguagem madura e poderosa.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

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Atualizações do SDK

O Google lançou ontem atualizações para o SDK. Para quem está programando, é uma boa coisa sempre estar atualizado.

Para isso, abra o SDK Manager e deixe ele carregar. Ele fará uma pesquisa na internet para verificar quais atualizações estão disponíveis. Provavelmente você obterá uma tela como a de baixo (caso já tenha todas as atualizações até hoje instaladas em seu PC):


Algumas atualizações são bastante grandes, como essa de 101 megas que figura como sendo a primeira na imagem acima.

As APIs afetadas são:


  • Android 3.1 - API 12, revisão 3
  • Android 3.0 - API 11, revisão 2
  • Android 2.3.3 - API 10, revisão 2
  • Android 2.2 - API 8, revisão 3
  • Android 2.1- API 7, revisão 3

terça-feira, 26 de julho de 2011

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Eclipse Indigo chegou!

Eu não tinha visto ainda mas a nova versão do Eclipse, chamada de Indigo, chegou.



Ainda não vi nenhuma diferença em termos de design. No entanto, pelo que o site do Eclipse descreve, as modificações são as que mostro abaixo:

  • Drag to Install support with Eclipse Marketplace Client.
  • Better integration with Maven, including starting Maven builds and maintaining pom files.
  • Jubula provides automated functional GUI testing for Java and HTML.
  • Xtext 2.0 makes it even easier to create domain specific languages.
  • EGit 1.0 provides tight integration with the Git version control system.
  • WindowBuilder, a popular GUI builder for Eclipse developers, is now open source and part of Indigo
  • EGit 1.0 provides tight integration with the Git version control system.

Eu vou instalar o Android e verificar se há alterações (performance, etc), se o ADT é compatível e dou o retorno.

UPDATE 01

Instalei o Indigo na minha máquina e configurei-a para rodar o Android com o ADT. Não vi nenhum problema e minha aplicação rodou tranquilamente. Acho que pode ser uma boa atualização, dado que as novidades - pelo que eu entendo - chegarão primeiro para ele.

UPDATE 02

Seção de downloads atualizada. Agora há os links para download tanto da versão Helios (3.6.1) quanto da versão Indigo (3.7.0) .

quarta-feira, 20 de julho de 2011

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DroidDraw - WYSIWUG Graphical User Creator

Alguns amigos meus que acompanham o blog vieram me fazer uma pergunta outro dia: como faço para desenhar um layout para Android como se eu estivesse no Adobe Dreamweaver, usando uma ferramenta WYSIWUG (What You See Is What You Get - O que você vê é o que você terá)?

Existe o editor de XML do Eclipse. Mas ele não é o mais simples possível de se usar. E esses amigos meus tiveram uma certa dificuldade em usá-lo.

Então, o que fazer? Pesquisando achei uma ferramenta que pode ser usada tanto na internet, direto no navegador (contanto que você habilite o uso do Java no navegador) ou pode ser baixado para Windows, Linux ou Mac.

A ferramenta se chama DroidDraw e pode ser visualizada em http://www.droiddraw.org/.

Vale a pena dar uma olhada. Ainda não vi a ferramenta completamente e nem usei-a para dizer se é boa ou não, mas acho que é uma excelente maneira de se criar designs sem usar o Eclipse.

Me digam depois o que acharam, beleza?

UPDATE 1

Baixei o aplicativo para Windows e, devo dizer, ele faz o que promete. É uma pena que nessa versão não haja suporte para tablets. Mesmo assim, vale a pena usá-lo.

Ah, outro ponto bacana é que ao carregá-lo ele pergunta se deseja pesquisar por atualizações. E, em achando (a versão que baixei era o release 19), ele aponta para o local onde se pode baixar a versão mais atual. Quando eu abri o aplicativo e pedi para ele ver se havia atualização, inclusive, ele apontou que já havia a release 20 no ar.

Como assim: @foo?

Com o lançamento do ADT12 (API 13, voltada para o Android 3.2) alguns problemas começaram a ocorrer quando tentamos abrir um emulador. Nem sempre acontece o erro. Aparentemente acomete mais pessoas que, como eu, vieram de outras versões do ADT e que foram atualizando o SDK.

Como eu sempre recomendei por aqui, manter os arquivos que você já baixou é a melhor maneira de se agir. Se não a melhor pelo menos a mais rápida, dado que baixar todo o SDK a cada interação do ADT é muito demorado. Afinal, são mais de 2.5Gb de informação!

Então, o que acontece é que para algumas pessoas o seguinte erro aparece quando se tenta abrir o emulador de smartphone ou tablet:

invalid command-line parameter: SDK\android-sdk\tools/emulator-arm.exe
Hint: use '@foo' to launch a virtual device named 'foo'.
please use -help for more information

A questão é: como corrigir esse erro para que você possa continuar a abrir o emulador do Android e poder visualizar suas aplicações na tela do PC? Eu pesquisei na internet e vi algumas formas bem peculiares. Mas a forma mais simples (e que nos polpará de problemas futuros) é a que mostro abaixo.

O que aconteceu é que na atualização do ADT11 para o ADT12, algum bug foi introduzido (ou corrigido, sei lá) que faz com que o emulador cheque o caminho do SDK e não aceite espaços em branco nele. Lembre-se que o caminho padrão de instalação para o SDK é em Arquivos de Programa (ou Program Files). Caso seja um sistema de 64 bits, ele instala ou em Arquivos de Programas (x86) ou em Program Files (x86).

Com isso, passam a existir caracteres em branco no caminho que, se antes ele não se importava que existissem, agora ele passa a se importar.

Solução

Eu fiz algo simples. Criei uma pasta chamada Android em uma partição (eu escolhi a partição C:) e movi a pasta android-sdk que estava em Arquivos de Programa para lá.

Depois, no Eclipse, eu mudei o caminho do SDK em Windows > Preferences > Android para o novo caminho e, voilá!, tudo está funcionando como antes.


Essa solução evita, inclusive, problemas futuros. Caso outras versões do SDK venham com esse problema, não haverá nada que impeça o emulador de ser rodado. 

O único senão é que quando houver atualização você deverá apontar o caminho do SDK para o novo caminho e não mais para o caminho padrão sugerido por ele.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

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E você, ainda quer comprar um iPad?


Sério, depois de ver esse vídeo, eu não quero mais comprar iPads! Eu quero é um Galaxy Tab 10.1!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

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Android NDK. Mas, como assim, o nome não era SDK?

É isso mesmo. Existe um SDK no Android e também algo que eu não sabia, chamado NDK.

Olha só o que o site do Android diz a respeito do NDK:

O Android NDK é uma ferramenta companheira que permite a você construir porções de seu código com performance crítica em código nativo. Ele provê headers e bibliotecas que permitem a você construir atividades, gerenciar entrada de dados, usar sensores de hardware, acessar recursos da aplicação e mais programando em C ou C++. Se você escrever código nativo, suas aplicações ainda assim serão empacotadas dentro de um arquivo .apk e vão rodar dentro da máquina virtual do seu dispositivo. O modelo de aplicação fundamental do Android não muda.

Usar código nativo não resulta em aumento automático de performance mas sempre aumenta a complexidade da aplicação. Se você não quer ficar limitado às APIs da Framework do Android não quer dizer que você provavelmente precise do NDK. Para tal, o melhor é entender a fundo o que é o NDK.

O NDK foi criado para ser usado em conjunto com o SDK do Android.

Ou seja, quem quiser se aventurar a programar para Android em C ou C++, é uma boa opção.

Para baixar o NDK, acesse esse link e divirta-se!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

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Android Hierarchy Viewer

Estava lendo o livro que comprei, Apress Pro Android 3, e li algo que não sabia mas que é uma boa dica para quem está usando o SDK do Android no Eclipse. Existe uma ferramenta chamada Android Hierarchy Viewer que vem com o ADT para o Eclipse.

Quando você instala o SDK do zero, ele é instalado por padrão. No entanto, quando você faz atualização do ADT (e eu venho fazendo desde sempre, dado que não tenho tempo para ficar baixando quase 3Gb de informação se fosse desinstalar e reinstalar todas as vezes), ele não é instalado.

Segundo a página do Android que fala dessa ferramenta, o Hierarchy Viewer permite que você faça debugs e optimize a sua interface. Ele provê uma representação visual da hierarquia do seu layout (o Layout View) e um inspetor lupa para o display (o Pixel Perfect View).

Pelo que eu entendi (já que ainda não o usei) ele permitem, principalmente, que você faça ajustes finos na interface. Essa ferramenta foi adicionada nas ferramentas de desenvolvedor do Android 2.3.

Então, como instalá-la? No caso de ter sido, como disse acima, feita a instalação do zero, essa ferramenta já estará presente. Mas, caso tenha feito atualizações do ADT, você deve fazer assim para instalá-la:

1) Abra o Eclipse
2) Vá na opção Help > Install New Software
3) Escolha, na guia dropdown Work With a opção que tenha o endereço
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/


4) Após isso, escolha a opção Android Hierarchy Viewer e clique em Next.
5) A tela de Install Detail aparecerá. Clique em Next.
6) Uma tela onde há o texto de licença do Hierarchy Viewer aparecerá. Marque a opção em que aceita o termo de licença e clique em Finish.

Pronto, a nova ferramenta estará instalada rapidamente.

Após isso, caso queira ver como são as novas ferramentas (Pixel Viewer e Hierarchy Viewer), clique em Window > Open Perspective e escolha a opção que deseja ver.

Hierarchy Viewer

Pixel Viewer

quinta-feira, 7 de julho de 2011

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ADT12 lançado

Para aqueles que querem sempre ter o ADT mais recente na máquina, a notícia não poderia ser melhor: o ADT12 foi lançado. Na prática, o software se mantém o mesmo. Só que algumas mudanças são visíveis, como a melhoria na parte de design das telas.

Na verdade, os últimos releases têm feito isso mesmo: melhorar a parte de desenho de interface das aplicações. Levando-se em conta que agora, mais que antes, o desenho da interface da aplicação ficará mais importante, dado que as telas estão maiores (por conta dos tablets, especificamente), a Google realmente está investindo pesado na melhoria dessa parte que, na minha opinião, sempre foi muito ruinzinha no desenvolvimento para Android.

Quem quiser baixar o novo software, basta clicar no link abaixo:

Installer Release 12 - http://dl.google.com/android/installer_r12-windows.exe

segunda-feira, 4 de julho de 2011

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Preparação para o desenvolvimento para Android 3+

Depois de um longo período sumido do blog, resolvi voltar para dizer que não estive tão presente por aqui pois tenho uma filha de quase 7 meses que agora está naquela fase de não dormir direito, de ter um sono agitado, etc, etc. Quem é pai vai entender o meu ponto. Por isso sumi.

Mesmo assim, tenho pesquisado sobre o Android 3.0 e até então não havia encontrado nenhum livro para me basear na programação. Obviamente o blog tem esse intuito, mas eu sempre prefiro ler livros pois eles trazem mais informações e exemplos mais completos e explicados que os desse blog (que eu busco no próprio site do Android).

Mas, foram lançados dois livros que acho interessante divulgar assim. Lembrando que os livros estão em inglês (bem, se quiserem mesmo ter as melhores informações o mais rapidamente possível, é melhor ter os livros em inglês).

Os livros são:

Beginning Android 3

Pro Android 3

Para quem quer começar realmente a programar seriamente em Android 3.0, ai vão os livros que indico. Já comprei ambos e devem chegar logo em casa.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

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Android Tools Project Site

Eu só soube disso hoje, mas existe um site do Android chamado Android Tools Project Site que sempre está sendo atualizada pela equipe da Google no que se refere às ferramentas de desenvolvimento para o Android.

Lá eles mostram as inovações que estão fazendo no ADT.

A novidade é que agora eles inseriram o suporte aos fragmentos, como poderá ser visto nessa página (em inglês).



Vale a pena dar uma chegada lá para saber das novidades.

domingo, 22 de maio de 2011

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DICA - Colocando numeração de linha no Eclipse

Essa é uma dica boba mas que me facilita demais a vida, que é a de numerar-se as linhas.

Esse é um procedimento simples. Basta ir em Window > Preferences > General > Editors > Text Editor


Procure pela opção Show line numbers. Basta marcá-la e pronto, seu código passará a apresentar a numeração nas linhas.

Usando a perspectiva de Debug do Eclipse para aplicações Android

Depois de se escolher como fará o debug, se via USB ou Wi-Fi, temos de fazer com que a execução do código encontre breakpoints para que possamos, de fato, fazer o debug.

Para tal, siga os passos abaixo:

1) Habilite a perspectiva Debug no seu Eclipse. Você poderá fazer isso clicando em Window > Open Perspective > Debug


2) Veja que uma nova opção (de Debug) aparece na UI do Eclipse, no canto superior direito:


3) E não é só isso que acontece! A perspectiva é aberta na tela do Eclipse:


4) E ai, vamos debuggar? Clique no botão de Java, que fica no canto superior direito. Com o código aberto (nesse caso, estou com o projeto Notepad, que comento o código aqui nesse blog) no arquivo NotesList.java, vamos inserir breakpoints.

Para tal, você tem das possibilidades:

a) Clicando com o botão direito sobre uma linha, escolha Toggle Breakpoint.


b) Clique duas vezes sobre a linha no canto esquerdo dela. Um ícone de círculo, em tonalidade azul, aparecerá. Para se ter certeza que se trata de um breakpoint, basta passar o mouse sobre o ícone em questão.

5) Agora temos de nos certificar que vamos rodar a aplicação em modo de debug para que possamos "andar" nos breakpoints e ver o código sendo executado. Para tal, vamos clicar em Debug Configurations, como mostrado na imagem abaixo:



6) Clique duas vezes sobre Android Application. Uma opção aparecerá aninhada a essa opção e, ao lado direito, a janela será preenchida com os dados que deverão ser usados para o debug. Selecione o projeto clicando em Browse (escolhemos o projeto NoteList) e digitamos Notepad como nome do projeto.


7) Na guia target, escolha um AVD. Caso não tenha um AVD configurado, vá nesse link que explico como fazê-lo.

8) Na guia Common, clique no botão debug e deixe o AVD ser carregado.


9) O Eclipse perguntará se você deseja mudar o foco dele para a perspectiva do Debug. Aceite a opção e prossiga.



10) Pronto! Agora você já pode debuggar sua aplicação!

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