Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Eclipse Marketplace e Color Themes

Quando eu passei a usar o Eclipse (e isso não tem muito tempo), eu estranhei a forma como o código era apresentado para mim em termos de colorização. Tendo vindo de outras ferramentas (como o Visual Studio 2010) em que eu instalei alguns plugins que melhoraram a colorização, fiquei me perguntando como fazer uma mudança nas cores do código no meu Eclipse para mimetizar a colorização que já estava acostumado.

Sei que parece besteira, mas com o tempo você se habitua a certos padrões de cores e, quando muda, você meio que fica perdido. Para mim, por exemplo, cor verde no código é sinal de comentário. Ok, estou parecendo mesmo velho, mas quem é que nunca passou por tal mudança e ficou meio perdido?

O padrão de cores do Eclipse é como o mostrado abaixo:


Então, fui pesquisar sobre como modificar essa visualização. A primeira coisa que fiz foi ir até as preferências do Eclipse (Window > Preferences). Lá, fui até Java > Editor > Syntax Coloring. 


A solução para meus problemas havia acabado. Nessa tela eu tenho acesso a todos os aspectos de colorização de sintaxe. Com isso, posso modificar a forma como meus códigos são mostrados para que sejam de meu agrado.

No entanto, abrindo a guia Java, vi a quantidade de itens que poderia configurar e percebi que seria uma tarefa tediosa. Então, resolvi pesquisar um pouco mais e descobri um plugin de colorização que só pode ser instalado no Eclipse através do Eclipse Marketplace, que é um local onde existe uma série de plugins para melhorar a vida de nós, desenvolvedores.

No entanto, como estamos usando o Eclipse Classic, a opção do Marketplace não está disponível por padrão. Então, vamos ver como instalar o Marketplace e também o plugin em questão.
  1. Abra o Eclipse e vá na opção Help > Install New Software.
  2. Quando a caixa abrir, escolha Helios como caminho de pesquisa e digite Marketplace no campo de pesquisa, como mostrado na imagem ao lado.
  3. Clique em Next e o instalador vai calcular as dependências e baixar o pacote da internet.
  4. Quando chegar a uma tela a janela pede para revisar a licença, marque a opção I accept the terms of the licence agreement e clique em Finish.
  5. Se tudo correr bem, o Eclipse pedirá para ser reinicializado.
Uma vez que o Eclipse tenha sido reiniciado, você vai perceber que já existe a opção de Marketplace em Help, como a imagem abaixo mostra.

Uma tela como a seguinte deverá aparecer.


Nessa tela, vamos fazer a pesquisa pelo Plugin Eclipse Color Theme, que no momento da criação desse post estava em sua versão 0.9.1. Ao achá-lo, como mostra a imagem abaixo, clique no botão Install que vem ao lado direito dele.


Uma tela com a confirmação dos itens a serem instalados aparecerá (caso você tenha selecionado mais de um item, serão mostrados nessa tela). Clique em Next. Na tela seguinte, será mostrado a licença do plugin. Caso concorde com ele, clique na opção I accept the terms of the licence agreement e depois em Finish.

Por fim, será mostrada uma janela que diz que o conteúdo que está tentando baixar e instalar contém conteúdo não assinado digitalmente e que não é possível estabelecer a validade ou autenticidade do software. Aceite, mesmo assim, para que a instalação possa prosseguir clicando em Ok.

O Eclipse, mais uma vez, pedirá para ser reinicializado. Proceda com a reinicialização.

Ao reabrir o software, vá em Window > Preferences e escolha a opção General > Appearance > Color Theme. Uma tela como a de baixo se abrirá:


Veja que o plugin já vem com uma série de temas que você poderá escolher e aplicar, bastando para isso clicar no nome do tema e depois no botão Apply. No entanto, pode acontecer de você não gostar de nenhum dos temas apresentados. Para isso, você tem uma série de temas de colorização, disponíveis em http://www.eclipsecolorthemes.org/.

Nesse site você poderá escolher um tema que melhor se encaixe em suas preferências e poderá baixá-lo. Para usá-lo, basta clicar no botão Import a theme e apontar para o arquivo que você baixou e depois clicar no botão Apply para aplicá-lo ao seu Eclipse.

Muito fácil, não?

Veja só como ficou o código após a aplicação do tema Mr:


Não é uma mudança enorme mas entendo que ficou bem mais legível. 

0 comentários:

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...