Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tutorial Android para Smartphones - Parte 4

Parte 4 do Tutorial Android para Smartphones. Nesse tutorial eu falo mais sobre a instalação do Eclipse e configuração do plugin ADT.


9 comentários:

Dedê disse...

Bom dia.
Estou interessada em desenvolver pra android e achei seu tutorial muito bom.
Antes de achar seu tutorial eu já tinha começado a "tentar" instalar o eclipse e plugin ADT. Quando achei seu tutorial resolvi apagar tudo e começar do zero.
Porém quando chego na parte de instalar o plugin do ADT no Eclipse ele dá o seguinte erro:
Cannot complete the install because one or more required items could not be found.
Software being installed: Android Development Tools 15.0.0.v201110251216-213216 (com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 15.0.0.v201110251216-213216)
Missing requirement: Android Development Tools 15.0.0.v201110251216-213216 (com.android.ide.eclipse.adt.feature.group 15.0.0.v201110251216-213216) requires 'org.eclipse.wst.sse.core 0.0.0' but it could not be found

Já tentei excluir e reinstalar tudo novamente, mas dá o mesmo erro.
Você tem alguma ideia do que estaria provocando esse erro?

Obrigada

Leonardo Nakahara disse...

Oi Dedê. Que bom que está gostando. A tendência é só melhorar. Olha só, eu mesmo nunca vi esse problema. O que eu sugiro é que você faça a reinstalação novamente. Sei que é chato isso, mas eu explico a razão.

Uma vez aconteceu comigo de, quando fazendo a atualização do SDK de uma versão para outra, ter dado tantos problemas que eu tive de recomeçar do zero.

Eu fiz tudo novamente, inclusive a parte de baixar todos os arquivos do SDK.

Então, se vale a sugestão, segue o tutorial que eu coloquei nessa página: http://celeiroandroid.blogspot.com/p/tutoriais.html

Dai vai fazendo, um a um, cada etapa.

É bem possível que esse problema se resolva.

Outra possibilidade é, já que você não especificou qual versão do Eclipse está usando, que ele seja uma versão mais antiga que a atual.

Então, se possível, baixe também a versão mais nova do Eclipse, ok?

Dai, me dá o retorno se tudo deu certo. Acontecendo outro problema, me diga que eu tento ajudá-la.

Abraços!

Dedê disse...

Olá, bom dia.
Comecei tudo do zero novamente, baixei o todas as versões atuais, segui passo a passo o tutorial, mas ainda continua dando o mesmo erro na instalação do ADT no Eclipse. Consigo instalar o Android DDMS, Android Hierarchy Viewer e o Android Traceview, porém o Android Development Tools não consigo. Ainda dá o mesmo erro citado anteriormente.
Pesquisei alguma solução na web porém só encontrei problemas relacionados com atualizações, mas meu Eclipse está na ultima versão disponível.
Creio que ficou alguma coisa no computador das instalações anteriores que está dando esse erro. Só não sei onde.
Obrigada pela atenção.
Abraços.

Leonardo Nakahara disse...

Dedê,

Que bom que me retornou. Eu andei pesquisando também e alguém postou um comentário nesse blog http://zidalife.spyro.it/?p=635. Lá ele diz, ainda que em italiano, que basta você inserir o repositório no Eclipse. Pode ser que não esteja sendo apontado corretamente.

Vá em Help -> Install New Software -> Add

Dai insira o endereço http://download.eclipse.org/releases/indigo

Deve resolver. Dai você faz a atualização do Eclipse e, posteriormente, a atualização do ADT.

Penso que pode resolver.

Boa sorte!

Dedê disse...

Oie
Esse endereço (http://download.eclipse.org/releases/indigo) já consta lá na lista.
Então eu tentei atualizar o Eclipse e deu mais um erro:

'Contacting Softwares Sites' has encountered a problem.
Unable to read repository at http://donwload.eclipse.org/releases/indigo/201109230900/content.jar

Obrigada ^^
Abraços

Leonardo Nakahara disse...

Dedê,

Não consigo entender o problema... Uma coisa que esqueci de mencionar foi o seguinte. Quando eu tive erros (que não foram os mesmos que você teve) eu baixei novamente o Eclipse e usei-o em outra pasta.

Assim eu me certifiquei que a versão do Eclipse que eu havia baixado não havia sido "contaminado" por nenhum problema que me impedisse de continuar usando-o.

Você fez isso, baixou um novo Eclipse e, em tendo descompactado-o no seu PC, começou tudo do zero?

Obviamente, uma vez que você tenha o SDK todo baixado, não é necessário fazê-lo novamente e sim apontar o local no Eclipse.

Se não tentou dessa maneira, tenta novamente.

Esse erro está me deixando de cabelo em pé...

Dedê disse...

Tentei instalar o Eclipse em outra pasta, tentei baixar outra versão do eclipse e sempre dá o mesmo erro na hora de instalar o ADT.

Leonardo Nakahara disse...

Dedê,

Eu realmente não sei mais como ajudá-la. Há algo que acontece apenas no SDK do Android, que é um erro quando o usuário tem acentos no nome do perfil dele no Windows ou espaços. E se o caminho do SDK (no HD) tiver espaços em branco ou acentos também dá erro.

Será que não é isso que acontece ai? Como meu nome é Leonardo e não tem acento, nunca me vi nesse problema.

Dado que seu nome aqui é Dedê (e não sei qual é seu nome de login no seu, devo supor, Windows), será que não é algo dessa natureza que está causando o seu erro?

Leonardo Nakahara disse...

Ou seja, será que o Eclipse também não precisa estar localizado num caminho no seu HD em que não haja espaços em branco ou acentos?

Eu não sei se isso pode ajudá-la, mas de repente...

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...