Com o lançamento do ADT12 (API 13, voltada para o Android 3.2) alguns problemas começaram a ocorrer quando tentamos abrir um emulador. Nem sempre acontece o erro. Aparentemente acomete mais pessoas que, como eu, vieram de outras versões do ADT e que foram atualizando o SDK.
Como eu sempre recomendei por aqui, manter os arquivos que você já baixou é a melhor maneira de se agir. Se não a melhor pelo menos a mais rápida, dado que baixar todo o SDK a cada interação do ADT é muito demorado. Afinal, são mais de 2.5Gb de informação!
Então, o que acontece é que para algumas pessoas o seguinte erro aparece quando se tenta abrir o emulador de smartphone ou tablet:
invalid command-line parameter: SDK\android-sdk\tools/emulator-arm.exe
Hint: use '@foo' to launch a virtual device named 'foo'.
Hint: use '@foo' to launch a virtual device named 'foo'.
please use -help for more information
A questão é: como corrigir esse erro para que você possa continuar a abrir o emulador do Android e poder visualizar suas aplicações na tela do PC? Eu pesquisei na internet e vi algumas formas bem peculiares. Mas a forma mais simples (e que nos polpará de problemas futuros) é a que mostro abaixo.
O que aconteceu é que na atualização do ADT11 para o ADT12, algum bug foi introduzido (ou corrigido, sei lá) que faz com que o emulador cheque o caminho do SDK e não aceite espaços em branco nele. Lembre-se que o caminho padrão de instalação para o SDK é em Arquivos de Programa (ou Program Files). Caso seja um sistema de 64 bits, ele instala ou em Arquivos de Programas (x86) ou em Program Files (x86).
Com isso, passam a existir caracteres em branco no caminho que, se antes ele não se importava que existissem, agora ele passa a se importar.
Solução
Eu fiz algo simples. Criei uma pasta chamada Android em uma partição (eu escolhi a partição C:) e movi a pasta android-sdk que estava em Arquivos de Programa para lá.
Depois, no Eclipse, eu mudei o caminho do SDK em Windows > Preferences > Android para o novo caminho e, voilá!, tudo está funcionando como antes.
Essa solução evita, inclusive, problemas futuros. Caso outras versões do SDK venham com esse problema, não haverá nada que impeça o emulador de ser rodado.
O único senão é que quando houver atualização você deverá apontar o caminho do SDK para o novo caminho e não mais para o caminho padrão sugerido por ele.
1 comentários:
FUNCIONOU, AGRADECIDO.
Postar um comentário