Caso prefira, você encontrará todo esse material, em inglês, no site do Developer Android. A tradução e comentários dos materiais eu faço livremente para ajudar a comunidade que fala português.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Interface de Usuários - Notificando o usuário

Vários tipos de situação podem surgir que necessitarão que você notifique o usuário sobre eventos que ocorrem em sua aplicação. Alguns desses eventos vão requerir que o usuário responda à notificação e outros não. Por exemplo:

  • Quando um evento como salvar um arquivo foi completado, uma mensagem poderá aparecer confirmando que o arquivo foi salvo com sucesso.
  • Se sua aplicação está rodando em background e precisa da atenção do usuário, a aplicação poderá criar uma notificação que permita ao usuário responder convenientemente.
  • Se sua aplicação está efetuando uma ação na qual o usuário deverá aguardar ser completada, a aplicação poderá mostrar uma barra de progresso ou roda de progresso.
Cada uma dessas tarefas de notificação podem ser alcançadas usando uma técnica diferente:
  • Um Toast Notification, para mensagens rápidas.
  • Um Status Bar Notification, para lembretes persistentes que requerem a resposta do usuário.
  • Um Dialog Notification, para notificações relacionadas à atividade.
Toast Notification

Um toast notification (Notificação Torrada. Aliás, é um nome terrível se a gente parar para pensar nele) é uma mensagem que aparece na superfície da janela. É apenas ocupa o espaço necessário para que seja exibida a mensagem. A notificação automaticamente desaparece e não recebe nenhum evento de interação. Como um toast pode ser criado a partir de um serviço rodando em background, ele aparece mesmo que a aplicação não esteja visível.

Um toast é melhor usado para mensagens curtas, tal como "Arquivo salvo com sucesso" quando você tem quase certeza que o usuário está dando atenção à tela.

Status Bar Notification

Um Status Bar Notification adiciona um ícone ao status bar do sistema (com uma mensagem de horário opcional) e uma mensagem expandida na tela de notificação. Quando o usuário seleciona a mensagem expandida, o Android abre um intent que é definido pelo usuário (usualmente quando lança uma atividade). Você também pode configurar a notificação para alertar o usuário com um som, uma vibração ou fazer com que luzes do dispositivo sejam piscadas.

Esse tipo de notificação é ideal quando sua aplicação está trabalhando como serviço em background e precisa notificar o usuário sobre um evento. Se você precisar alertar o usuário para um evento que ocorrer enquanto uma atividade ainda está em foco, considere o uso do Dialog Notification.

Dialog Notification

Um diálogo é usualmente uma janela pequena que aparece na frente da atividade corrente. A atividade perde o foco e o diálogo aceita todas as interações do usuário. Diálogos são normalmente usados para notificações e atividades curtas que diretamente são relacionadas à aplicação em progresso.

Já falei desse tópico aqui. Para maior referência, basta acessar a parte 1 e parte 2 sobre esse tipo de notificações.

0 comentários:

Portions of this page are modifications based on work created and shared by the Android Open Source Project and used according to terms described in the Creative Commons 2.5 Attribution License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...